A preferência por remuneração variável dos gestores de PMEs portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Filipa Policarpo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11188
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling A preferência por remuneração variável dos gestores de PMEs portuguesasPMEssistema de incentivospreferênciavariáveis demográficasSMEsincentive systemschoicedemographic variablesMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisEste estudo analisa a relação entre variáveis demográficas dos gestores de topo de PMEs portuguesas e a sua preferência por remuneração variável (incentivos) no total da remuneração. Estudos anteriores na área da gestão e da economia analisaram a influência de algumas variáveis demográficas em situações de risco ou de mudança, mas existe pouca literatura sobre a relação das mesmas com os incentivos recebidos pelos gestores. Assim este estudo relaciona as características pessoais dos gestores com a percentagem de incentivos desejada por esses mesmos gestores. Para tal foram utilizadas 2.353 respostas de gestores de PMEs a um questionário online. Os resultados mostram que os executivos preferem em médiauma remuneração variável superior à que recebem. Relativamente às variáveis demográficas, os resultados sugerem que quanto maior a antiguidade dos executivos na empresa e quanto menor é a sua idade, maior é a preferência por remuneração variável. Contudo, quando a variável dependente é a diferença entre o incentivo desejado e o efectivamente obtido, observa-se que os executivos do sexo masculino e os que apresentam uma menor antiguidade, são os que têm uma maior preferência por remuneração variável face ao que actualmente recebem.This study analyses the relationship between demographic variables of top managers from Portuguese SMEs and their preference for variable pay(incentives) in percentage of their total income. Former studies in the management and economics literatures have analyzed the influence of some demographic variables in situations of risk and change, but there are very few published works on the relationship between these demographic variables and the incentive received. Thus, this study links the managers' personal characteristics and the percentage of incentives that managers would like to receive. For that, the study used 2.353 responses from managers from SMEs, collected via an online questionnaire. The results show that, on average, the executives opt for a higher variable pay than the one they are currently receiving. Regarding the demographic variables, the results suggest that the higher the executives' tenure in the organization and the lower their age, the higher the desired variable pay. However, when the dependent variable is the difference between the desired and the actual incentive obtained, we observe that the male and the low tenured executives prefer more variable pay compared to what they currently receive.Instituto Superior de Economia e GestãoLourenço, SofiaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Ana Filipa Policarpo2016-03-11T16:01:36Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11188porMartins, Ana Filipa Policarpo (2013). "A preferência por remuneração variável dos gestores de PMEs portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:30.927264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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