A aprendizagem cooperativa no 6º ano de escolaridade: a utilização de competências sociais e a perceção dos alunos sobre a sua importância na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Daniela Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4925
Resumo: A presente dissertação baseou-se na implementação da Aprendizagem Cooperativa numa turma do 6.º ano de escolaridade no ano letivo de 2012/2013, nas disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Estudos realizados no âmbito desta metodologia têm comprovado que a Aprendizagem Cooperativa pode ser uma alternativa ao ensino tradicional e proporcionar ganhos, tanto a nível académico, como a nível social e atitudinal. Após termos detetado alguns problemas no domínio das competências sociais na turma em questão apostamos em utilizar a Aprendizagem Cooperativa atendendo às suas potencialidades a nível da aquisição de competências sociais pelos alunos. Para este trabalho foram estipulados os seguintes objetivos: - Investigar a forma como as competências sociais evoluíram no decorrer do trabalho cooperativo nas disciplinas de Matemática e História e Geografia de Portugal, com base na avaliação realizada pelos alunos no trabalho realizado nos grupos cooperativos; - Inferir, a partir da perceção dos alunos, sobre as vantagens da Aprendizagem Cooperativa para a sua aprendizagem relativamente aos contributos a nível das competências sociais e académicas. Para dar resposta aos objetivos utilizaram-se como métodos cooperativos: Jigsaw, Cabeças Numeradas Juntas, Pares Pensam em Voz Alta para Resolver Problemas e Mesa Redonda. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Grelha de Avaliação das Competências Sociais, para verificar a evolução das mesmas no decorrer do trabalho cooperativo, a Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e duas questões abertas para se ficar a conhecer a perceção dos alunos acerca desta metodologia. A análise dos dados obtidos com os instrumentos utlizados permitiu verificar que a Aprendizagem Cooperativa possibilitou o desenvolvimento/aquisição de competências sociais como estar atento, escutar atentamente os colegas, participar de igual forma nas tarefas e terminar as tarefas dentro do tempo previsto. Uma grande parte dos alunos também se revelou satisfeita em ter trabalho com esta metodologia e que valeria a pena voltar a trabalhar em grupos cooperativos.
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Para este trabalho foram estipulados os seguintes objetivos: - Investigar a forma como as competências sociais evoluíram no decorrer do trabalho cooperativo nas disciplinas de Matemática e História e Geografia de Portugal, com base na avaliação realizada pelos alunos no trabalho realizado nos grupos cooperativos; - Inferir, a partir da perceção dos alunos, sobre as vantagens da Aprendizagem Cooperativa para a sua aprendizagem relativamente aos contributos a nível das competências sociais e académicas. Para dar resposta aos objetivos utilizaram-se como métodos cooperativos: Jigsaw, Cabeças Numeradas Juntas, Pares Pensam em Voz Alta para Resolver Problemas e Mesa Redonda. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Grelha de Avaliação das Competências Sociais, para verificar a evolução das mesmas no decorrer do trabalho cooperativo, a Escala de Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e duas questões abertas para se ficar a conhecer a perceção dos alunos acerca desta metodologia. A análise dos dados obtidos com os instrumentos utlizados permitiu verificar que a Aprendizagem Cooperativa possibilitou o desenvolvimento/aquisição de competências sociais como estar atento, escutar atentamente os colegas, participar de igual forma nas tarefas e terminar as tarefas dentro do tempo previsto. Uma grande parte dos alunos também se revelou satisfeita em ter trabalho com esta metodologia e que valeria a pena voltar a trabalhar em grupos cooperativos.This thesis was based on the intervention of cooperative learning in a 6th grade class in the school year of 2012/2013. Studies undertaken have confirmed that cooperative learning can be an alternative to the traditional teaching and offers vantages, not only on the academic point of view, but also in what concerns to social and behavior levels. After having detected some problems on the domain of social skills in the class above referred, we decided to introduce cooperative learning due to its various advantages when we want to improve the students’ social skills. This work is focused on the following adjectives: -Investigate the way social skills have developed in the course of the cooperative work as far as the subjects of Mathematics, History and Geography of Portugal are concerned, based on the self/evaluation of the cooperative groups; -Infer upon the students’ perception the advantages of the cooperative learning to their learning in what concerns to its contribution to the social relations and academic fields. Thus, aware of the adjectives, we applied the following cooperative methods Jigsaw, Numbered Heads Together, Pairs Think in Loud Voice to Solve Problems and Round Table. The instruments used to obtain data were the Evaluation Table of the Social Skills, to confirm their evolution during the cooperative work, the Scale of Benefits of the Cooperative Learning and two open questions in order to understand the students’ perception about this methodology. The analysis of the data obtained with the instruments used allowed us to confirm that the Cooperative Learning promoted the development/ gain of social skills such as being attentive during lessons, listening to colleagues, participate equally in tasks and finish them within the given time. Also, most students felt satisfied about having worked with this methodology and thought it would be worth to work again in cooperative groups.2015-09-17T10:19:28Z2015-09-17T00:00:00Z2015-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4925porLopes, Daniela Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:21.860987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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