O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, José Maria Amaral de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7513
Resumo: O objetivo geral foi descrever a supervisão acadêmica na formação continuada dos professores de Matemática do programa no PARFOR desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se investigar a supervisão acadêmica em sua trajetória evolutiva; apresentar as novas tendências na supervisão acadêmica; descrever a supervisão pedagógica do processo de formação continuada dos professores de Matemática no programa PARFOR desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A pesquisa teve caráter exploratório, no sentido de observar, compreender e analisar as estratégias adotadas pela supervisão pedagógica junto aos professores de Matemática feita no PARFOR do IFPA. Considerou aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa e partir do método indutivo, a fim de considerar uma realidade observada no ambiente empírico (IFPA). Usou-se na coleta de dados entrevistas informais, questionários e depoimentos de professores de matemática do PARFOR no IFPA. Logo, verificou-se a compreensão que os professores de matemática têm da supervisão pedagógica desenvolvida no PARFOR/IFPA. De modo geral ocorrem muitos pontos convergentes em seus pensamento e ideias, e existem espaços criados para a troca de impressões e experiências, o que favorece a atuação do professor. Aparentemente suas atividades docentes seguem uma linha mínima de organicidade, embora a crise político-econômica do Brasil tenha decretado a suspensão do repasse de verbas para a continuação do programa PARFOR/IFPA.
id RCAP_333e53a9164e4feaadd2ef39c17ca39a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO CONTÍNUACASE STUDIESBRASILPROFESSORES DE MATEMÁTICAEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONCONTINUING EDUCATIONESTUDOS DE CASOBRAZILMATHEMATICS TEACHERSO objetivo geral foi descrever a supervisão acadêmica na formação continuada dos professores de Matemática do programa no PARFOR desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se investigar a supervisão acadêmica em sua trajetória evolutiva; apresentar as novas tendências na supervisão acadêmica; descrever a supervisão pedagógica do processo de formação continuada dos professores de Matemática no programa PARFOR desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A pesquisa teve caráter exploratório, no sentido de observar, compreender e analisar as estratégias adotadas pela supervisão pedagógica junto aos professores de Matemática feita no PARFOR do IFPA. Considerou aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa e partir do método indutivo, a fim de considerar uma realidade observada no ambiente empírico (IFPA). Usou-se na coleta de dados entrevistas informais, questionários e depoimentos de professores de matemática do PARFOR no IFPA. Logo, verificou-se a compreensão que os professores de matemática têm da supervisão pedagógica desenvolvida no PARFOR/IFPA. De modo geral ocorrem muitos pontos convergentes em seus pensamento e ideias, e existem espaços criados para a troca de impressões e experiências, o que favorece a atuação do professor. Aparentemente suas atividades docentes seguem uma linha mínima de organicidade, embora a crise político-econômica do Brasil tenha decretado a suspensão do repasse de verbas para a continuação do programa PARFOR/IFPA.The overall objective was to describe the academic supervision in the continuing education of the mathematics program in PARFOR teachers developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA). Specifically sought to investigate the academic supervision in their evolutionary trajectory; present new trends in academic supervision; describe the pedagogical supervision of the process of continuing education of mathematics teachers in the program PARFOR developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA). The research was exploratory in nature, to observe, understand and analyze the strategies adopted by the pedagogical supervision with the mathematics teachers made in PARFOR the IFPA. Considered quantitative and qualitative aspects of the research and from the inductive method in order to consider a reality observed in the empirical environment (IFPA). He used to collect data informal interviews, questionnaires and statements from PARFOR math teachers in the IFPA. Soon, there was an understanding that the math teachers have the pedagogical supervision developed in PARFOR / IFPA. Generally occur many converging points in their thinking and ideas, and there are spaces created for the exchange of views and experiences, which favors the teacher's performance. Apparently her teaching activities follow a minimum line of organic nature, although the political and economic crisis in Brazil has decreed the suspension of the transfer of funds for the continuation of PARFOR / IFPA program.2016-12-27T16:51:20Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7513TID:201499916porBrito, José Maria Amaral deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:34.524302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
spellingShingle O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Brito, José Maria Amaral de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
CASE STUDIES
BRASIL
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CONTINUING EDUCATION
ESTUDOS DE CASO
BRAZIL
MATHEMATICS TEACHERS
title_short O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_full O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_fullStr O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_full_unstemmed O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
title_sort O papel do supervisor na formação continuada dos professores de matemática: um estudo de caso no parfor desenvolvido no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
author Brito, José Maria Amaral de
author_facet Brito, José Maria Amaral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, José Maria Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
CASE STUDIES
BRASIL
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CONTINUING EDUCATION
ESTUDOS DE CASO
BRAZIL
MATHEMATICS TEACHERS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTÍNUA
CASE STUDIES
BRASIL
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
CONTINUING EDUCATION
ESTUDOS DE CASO
BRAZIL
MATHEMATICS TEACHERS
description O objetivo geral foi descrever a supervisão acadêmica na formação continuada dos professores de Matemática do programa no PARFOR desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especificamente buscou-se investigar a supervisão acadêmica em sua trajetória evolutiva; apresentar as novas tendências na supervisão acadêmica; descrever a supervisão pedagógica do processo de formação continuada dos professores de Matemática no programa PARFOR desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A pesquisa teve caráter exploratório, no sentido de observar, compreender e analisar as estratégias adotadas pela supervisão pedagógica junto aos professores de Matemática feita no PARFOR do IFPA. Considerou aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa e partir do método indutivo, a fim de considerar uma realidade observada no ambiente empírico (IFPA). Usou-se na coleta de dados entrevistas informais, questionários e depoimentos de professores de matemática do PARFOR no IFPA. Logo, verificou-se a compreensão que os professores de matemática têm da supervisão pedagógica desenvolvida no PARFOR/IFPA. De modo geral ocorrem muitos pontos convergentes em seus pensamento e ideias, e existem espaços criados para a troca de impressões e experiências, o que favorece a atuação do professor. Aparentemente suas atividades docentes seguem uma linha mínima de organicidade, embora a crise político-econômica do Brasil tenha decretado a suspensão do repasse de verbas para a continuação do programa PARFOR/IFPA.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27T16:51:20Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7513
TID:201499916
url http://hdl.handle.net/10437/7513
identifier_str_mv TID:201499916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131232474234880