Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, David Quéli Matos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34355
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
id RCAP_33539088b115798db32ea6c26d7ffef4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel621.436621.43.018Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaO objetivo deste trabalho passa por comparar as prestações de um motor diesel, para um mesmo limite legal de fumos, quando alimentado por gasóleo e biodiesel. Ainda, pretende-se comparar os resultados obtidos, em binário, potência, consumo e rendimento, entre os vários combustíveis utilizados. Inicialmente, é realizada uma análise à literatura, onde se estuda a combustão, sistemas de injeção, e parâmetros de desempenho do motor. Ainda, é feito um estudo a vários combustíveis, entre eles o gasóleo, o biodiesel e o bioóleo, e à forma como estes podem afetar a performance do motor. Entre as propriedades dos combustíveis é abordado o índice de cetano, o poder calorífico, massa volúmica, compressibilidade, lubricidade, entre outros. No que diz respeito à componente prática do trabalho, é feita uma instalação experimental, na qual se cria uma bancada de testes para o motor Peugeot adquirido, juntamente com todos os tipos de ligações necessárias: circuito do líquido de arrefecimento, instalação elétrica do motor e restantes componentes. Numa fase posterior, são apresentados procedimentos para a calibração do freio dinamométrico, procedimentos para testes de lubricidade, de atrito e de viscosidade. O trabalho culmina com os testes do motor em duas fases distintas: motor limitado eletronicamente e motor desbloqueado. Posteriormente é feita a respetiva análise de resultados, tendo em conta os diversos combustíveis utilizados para teste com o motor (gasóleo e três referências distintas de biodiesel). Relatam-se, também, alguns processos de reparação e modificação de alguns componentes do motor.The objective of this work is to compare the performance of a diesel engine, in the same legal smoke limit, when fueled by diesel and biodiesel. Furthermore, it is intended to compare the results obtained, in torque, power, consumption and efficiency, between the multiple fuels utilized. Initially, a literature survey is made, where the combustion is studied, along with injection systems, and parameters of the engine’s performance. Also, a study is made on different fuels, such as diesel, biodiesel and biooil, and the way how these can affect engine performance. Some of the fuel properties mentioned include the cetane number, heat value, density, compressibility, lubricity, etc. When it comes to practical component of the work, an experimental installation is made, where a test stand for the Peugeot engine is created, as well as all its the connections needed: coolant fluid circuit, electrical circuit. At a later stage, procedures are presented for the calibration of the dynamometer break, for the lubricity tests, for the friction tests and viscosity tests. This work culminates with the tests with the engine in two distinct phases: electronically blocked engine and unblocked engine. Afterwards, a result analysis is made, considering the multiple fuels used (diesel and three different biodieseis as well as its characteristics. It’s also reported some of the reparations and modifications made to components of the engine.Martins, JorgeBrito, F. P.Universidade do MinhoLopes, David Quéli Matos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34355por201189623info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
title Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
spellingShingle Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
Lopes, David Quéli Matos
621.436
621.43.018
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
title_full Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
title_fullStr Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
title_full_unstemmed Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
title_sort Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
author Lopes, David Quéli Matos
author_facet Lopes, David Quéli Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge
Brito, F. P.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, David Quéli Matos
dc.subject.por.fl_str_mv 621.436
621.43.018
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic 621.436
621.43.018
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34355
url http://hdl.handle.net/1822/34355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201189623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303672625037312