Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34355 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
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Otimização de motores diesel para funcionamento com biodiesel621.436621.43.018Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaO objetivo deste trabalho passa por comparar as prestações de um motor diesel, para um mesmo limite legal de fumos, quando alimentado por gasóleo e biodiesel. Ainda, pretende-se comparar os resultados obtidos, em binário, potência, consumo e rendimento, entre os vários combustíveis utilizados. Inicialmente, é realizada uma análise à literatura, onde se estuda a combustão, sistemas de injeção, e parâmetros de desempenho do motor. Ainda, é feito um estudo a vários combustíveis, entre eles o gasóleo, o biodiesel e o bioóleo, e à forma como estes podem afetar a performance do motor. Entre as propriedades dos combustíveis é abordado o índice de cetano, o poder calorífico, massa volúmica, compressibilidade, lubricidade, entre outros. No que diz respeito à componente prática do trabalho, é feita uma instalação experimental, na qual se cria uma bancada de testes para o motor Peugeot adquirido, juntamente com todos os tipos de ligações necessárias: circuito do líquido de arrefecimento, instalação elétrica do motor e restantes componentes. Numa fase posterior, são apresentados procedimentos para a calibração do freio dinamométrico, procedimentos para testes de lubricidade, de atrito e de viscosidade. O trabalho culmina com os testes do motor em duas fases distintas: motor limitado eletronicamente e motor desbloqueado. Posteriormente é feita a respetiva análise de resultados, tendo em conta os diversos combustíveis utilizados para teste com o motor (gasóleo e três referências distintas de biodiesel). Relatam-se, também, alguns processos de reparação e modificação de alguns componentes do motor.The objective of this work is to compare the performance of a diesel engine, in the same legal smoke limit, when fueled by diesel and biodiesel. Furthermore, it is intended to compare the results obtained, in torque, power, consumption and efficiency, between the multiple fuels utilized. Initially, a literature survey is made, where the combustion is studied, along with injection systems, and parameters of the engine’s performance. Also, a study is made on different fuels, such as diesel, biodiesel and biooil, and the way how these can affect engine performance. Some of the fuel properties mentioned include the cetane number, heat value, density, compressibility, lubricity, etc. When it comes to practical component of the work, an experimental installation is made, where a test stand for the Peugeot engine is created, as well as all its the connections needed: coolant fluid circuit, electrical circuit. At a later stage, procedures are presented for the calibration of the dynamometer break, for the lubricity tests, for the friction tests and viscosity tests. This work culminates with the tests with the engine in two distinct phases: electronically blocked engine and unblocked engine. Afterwards, a result analysis is made, considering the multiple fuels used (diesel and three different biodieseis as well as its characteristics. It’s also reported some of the reparations and modifications made to components of the engine.Martins, JorgeBrito, F. P.Universidade do MinhoLopes, David Quéli Matos20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34355por201189623info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:37ZPortal AgregadorONG |
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