O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: , Flavia Sucheck Mateus da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: , Taniele Loss, , Braian Lucas Camargo Almeida, , Marcelo Souza Motta, , Marco Aurélio Kalinke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.20703
Resumo: Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.
id RCAP_3356deed6a3b8309015ac029b2c45bd7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19ArtigosDurante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.During the year 2020, Brazil was impacted by the effects of a virus that made it impossible for face-to-face classes to continue taking place nationwide. In order for students to have access to knowledge, national legislation allowed teaching to take place remotely during the pandemic period. This had repercussions for teachers using different digital technologies (DT). In order to verify how DT were being used in national teaching processes during the COVID-19 pandemic, we carried out a qualitative investigation. We interviewed 123 teachers, using a questionnaire on Google Forms, in April 2020. The analysis of the responses obtained indicated different possibilities and difficulties for teachers. Of the main difficulties pointed out, it was found that many students do not have access to TD and teachers' limitations in articulating their use in the teaching process. As for the positive points, teachers perceived opportunities to meet and use various TDs for communication in videoconferences, with those involved in educational processes, as well as the adoption of various digital resources, providing differentiated classes to students. Finally, they indicated that the use of TD in teaching will not replace the role of the teacher in face-to-face classes, especially in Basic Education, but the adoption of remote teaching in the pandemic period, will directly impact pedagogical practices in the return of face-to-face activities.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20703por1646-2335, Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Taniele Loss, Braian Lucas Camargo Almeida, Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.841146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
title O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
spellingShingle O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
, Flavia Sucheck Mateus da Rocha
Artigos
title_short O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
title_full O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
title_fullStr O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
title_full_unstemmed O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
title_sort O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19
author , Flavia Sucheck Mateus da Rocha
author_facet , Flavia Sucheck Mateus da Rocha
, Taniele Loss
, Braian Lucas Camargo Almeida
, Marcelo Souza Motta
, Marco Aurélio Kalinke
author_role author
author2 , Taniele Loss
, Braian Lucas Camargo Almeida
, Marcelo Souza Motta
, Marco Aurélio Kalinke
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv , Flavia Sucheck Mateus da Rocha
, Taniele Loss
, Braian Lucas Camargo Almeida
, Marcelo Souza Motta
, Marco Aurélio Kalinke
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Durante o ano de 2020, o Brasil foi impactado pelos efeitos de um vírus que impossibilitou que aulas presenciais continuassem ocorrendo no âmbito nacional. Para que estudantes tivessem acesso ao conhecimento, as legislações nacionais permitiram que o ensino ocorresse de forma remota durante o período de pandemia. Isso repercutiu em professores utilizando diferentes tecnologias digitais (TD). Com o objetivo de verificar como estavam sendo utilizadas as TD nos processos nacionais de ensino durante a pandemia da COVID-19, realizamos uma investigação qualitativa. Entrevistamos 123 professores, por meio de um questionário no Google Forms, em abril de 2020. A análise das respostas obtidas indicou diferentes possibilidades e dificuldades dos professores. Das principais dificuldades pontuadas, constatou-se o fato de muitos estudantes não terem acesso às TD e limitações dos professores em articular o uso delas no processo de ensino. Quanto aos pontos positivos, os professores perceberam oportunidades de conhecer e utilizar variadas TD para comunicação em videoconferências, com os envolvidos nos processos educacionais, assim como adoção de variados recursos digitais, oportunizando aulas diferenciadas aos alunos. Por fim, alguns professores indicaram que o uso de TD no ensino não irá substituir o papel do professor em aulas presenciais, sobretudo na Educação Básica, mas a adoção do ensino remoto, no período de pandemia, impactará diretamente as práticas pedagógicas no retorno das atividades presenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.20703
url https://doi.org/10.25755/int.20703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950798409728