O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7056 |
Resumo: | As cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria. |
id |
RCAP_33651293d950f48f8583db0fc258aef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7056 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervençãoCónicasEnsinoGeometriaEnsino básicoEnsino secundárioProposta de intervençãoPrática pedagógica supervisionadaAs cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria.Conics are curves with interesting geometric particularities which have been losing visibility in Mathematic syllabus. The supervised teaching practices as well as several years of teaching, showed us the difficulties of explaining and learning geometry. Geometry is a subject which students struggle with, and for this reason it is necessary to rethink its teaching methodology. However, the results obtained in the present work with manipulable materials or with software of Dynamic Geometry show good results, both in terms of motivation to work in the classroom as well as concept understanding. As a result, we intend to make the presentation of a proposed teaching intervention for Basic and Secondary Education, in order to rekindle the study of this issue in the future, given the current difficulties in geometry teaching.2016-12-12T13:05:52Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7056porTeixeira, Helena Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:43.161714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
title |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção Teixeira, Helena Maria Martins Cónicas Ensino Geometria Ensino básico Ensino secundário Proposta de intervenção Prática pedagógica supervisionada |
title_short |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
title_full |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
title_sort |
O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção |
author |
Teixeira, Helena Maria Martins |
author_facet |
Teixeira, Helena Maria Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Helena Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cónicas Ensino Geometria Ensino básico Ensino secundário Proposta de intervenção Prática pedagógica supervisionada |
topic |
Cónicas Ensino Geometria Ensino básico Ensino secundário Proposta de intervenção Prática pedagógica supervisionada |
description |
As cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T13:05:52Z 2016-12-12T00:00:00Z 2016-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7056 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137122361278464 |