O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Helena Maria Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7056
Resumo: As cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria.
id RCAP_33651293d950f48f8583db0fc258aef2
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervençãoCónicasEnsinoGeometriaEnsino básicoEnsino secundárioProposta de intervençãoPrática pedagógica supervisionadaAs cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria.Conics are curves with interesting geometric particularities which have been losing visibility in Mathematic syllabus. The supervised teaching practices as well as several years of teaching, showed us the difficulties of explaining and learning geometry. Geometry is a subject which students struggle with, and for this reason it is necessary to rethink its teaching methodology. However, the results obtained in the present work with manipulable materials or with software of Dynamic Geometry show good results, both in terms of motivation to work in the classroom as well as concept understanding. As a result, we intend to make the presentation of a proposed teaching intervention for Basic and Secondary Education, in order to rekindle the study of this issue in the future, given the current difficulties in geometry teaching.2016-12-12T13:05:52Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7056porTeixeira, Helena Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:43.161714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
title O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
spellingShingle O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
Teixeira, Helena Maria Martins
Cónicas
Ensino
Geometria
Ensino básico
Ensino secundário
Proposta de intervenção
Prática pedagógica supervisionada
title_short O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
title_full O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
title_fullStr O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
title_sort O ensino das Cónicas no Ensino Básico e Secundário: uma proposta de intervenção
author Teixeira, Helena Maria Martins
author_facet Teixeira, Helena Maria Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Helena Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Cónicas
Ensino
Geometria
Ensino básico
Ensino secundário
Proposta de intervenção
Prática pedagógica supervisionada
topic Cónicas
Ensino
Geometria
Ensino básico
Ensino secundário
Proposta de intervenção
Prática pedagógica supervisionada
description As cónicas são curvas com particularidades geométricas interessantes, que têm vindo a perder terreno nos programas de Matemática. A prática de ensino supervisionada permitiu aferir o que ao longo de vários anos de serviço na docência já se tinha observado, a dificuldade em explicar e aprender geometria. Por esse motivo, é necessário repensar a sua metodologia de ensino. Os resultados que se obtém na apresentação de tarefas com materiais manipuláveis ou em software de Geometria Dinâmica são positivos, quer ao nível da motivação para o trabalho na sala de aula bem como no entendimento dos conceitos. Face a estes aspetos, será apresentada uma proposta de ensino das cónicas para o Ensino Básico e Ensino Secundário, de forma a reacender o estudo desta temática no futuro, não esquecendo as dificuldades inerentes ao ensino da geometria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T13:05:52Z
2016-12-12T00:00:00Z
2016-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7056
url http://hdl.handle.net/10348/7056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122361278464