OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14398 |
Resumo: | “A preocupação com «o cantor e não com a canção» precisa ser, rigorosamente, avaliada nos nossos estudos curriculares e escolares” (Goodson, 1995, pp. 67) O presente artigo relata o percurso por uma investigação de doutoramento em Artes e Educação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, orientada por Fernando Hernández e Co-orientada por Domingos Fernandes. Trata-se de um trabalho que recorre inicialmente à perspetiva de Histórias de Vida, procurando compreender como se podem resgatar significações para a vida profissional dos professores através de uma história contada. Ao permitir explorar as possibilidades da metodologia narrativa (Clandinin y Connelly 2006, Bolivar 2001, Bruner 1990), ocorre um romper de história e a investigação transforma-se em autobiografia que percorre paralelamente o relato da professora entrevistada Elvira Leite. Surge uma cartografia de possibilidades para refletir e interpelar sobre que educação artística podemos sugerir para uma agenda educacional deste nosso tempo. O artigo divide-se em três partes: I – enquadramento; II – percursos situacionais; III – alguns pontos de chegada. Palavras-Chave: Investigação autobiográfica – Trânsitos da Educação Artística – Questionamentos – Experiências - Desafios (estratégias de adaptação, resistência e criação de um relato). |
id |
RCAP_338b5c75ed98e1470dcb64f94c5064d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃOArtigos“A preocupação com «o cantor e não com a canção» precisa ser, rigorosamente, avaliada nos nossos estudos curriculares e escolares” (Goodson, 1995, pp. 67) O presente artigo relata o percurso por uma investigação de doutoramento em Artes e Educação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, orientada por Fernando Hernández e Co-orientada por Domingos Fernandes. Trata-se de um trabalho que recorre inicialmente à perspetiva de Histórias de Vida, procurando compreender como se podem resgatar significações para a vida profissional dos professores através de uma história contada. Ao permitir explorar as possibilidades da metodologia narrativa (Clandinin y Connelly 2006, Bolivar 2001, Bruner 1990), ocorre um romper de história e a investigação transforma-se em autobiografia que percorre paralelamente o relato da professora entrevistada Elvira Leite. Surge uma cartografia de possibilidades para refletir e interpelar sobre que educação artística podemos sugerir para uma agenda educacional deste nosso tempo. O artigo divide-se em três partes: I – enquadramento; II – percursos situacionais; III – alguns pontos de chegada. Palavras-Chave: Investigação autobiográfica – Trânsitos da Educação Artística – Questionamentos – Experiências - Desafios (estratégias de adaptação, resistência e criação de um relato).Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14398por2182-9608Martins, Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:51.953182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
title |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO Martins, Graça Artigos |
title_short |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
title_full |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
title_sort |
OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO |
author |
Martins, Graça |
author_facet |
Martins, Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
“A preocupação com «o cantor e não com a canção» precisa ser, rigorosamente, avaliada nos nossos estudos curriculares e escolares” (Goodson, 1995, pp. 67) O presente artigo relata o percurso por uma investigação de doutoramento em Artes e Educação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, orientada por Fernando Hernández e Co-orientada por Domingos Fernandes. Trata-se de um trabalho que recorre inicialmente à perspetiva de Histórias de Vida, procurando compreender como se podem resgatar significações para a vida profissional dos professores através de uma história contada. Ao permitir explorar as possibilidades da metodologia narrativa (Clandinin y Connelly 2006, Bolivar 2001, Bruner 1990), ocorre um romper de história e a investigação transforma-se em autobiografia que percorre paralelamente o relato da professora entrevistada Elvira Leite. Surge uma cartografia de possibilidades para refletir e interpelar sobre que educação artística podemos sugerir para uma agenda educacional deste nosso tempo. O artigo divide-se em três partes: I – enquadramento; II – percursos situacionais; III – alguns pontos de chegada. Palavras-Chave: Investigação autobiográfica – Trânsitos da Educação Artística – Questionamentos – Experiências - Desafios (estratégias de adaptação, resistência e criação de um relato). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14398 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130483577061376 |