EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1574
Resumo: O trabalho tem como propósito investigar as práticas pedagógicas da EDISCA- Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, que tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança desenvolvendo um processo educativo e formativo nos educandos. Através do estudo, procurei saber se há prática pedagógica inovadora nos processos de aprendizagem. Para cumprir estes alvos, a ação culminou com um estudo de caso, de natureza etnográfica com auxílio de literatura específica. Os conceitos de inovação pedagógica tiveram as contribuições de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semenovitch Vygotsky, dentre outros, os quais trouxeram aportes relevantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Conceitos como a matética, a arte de aprender e o construcionismo, fundamentaram a base teórica da pesquisa e nortearam a observação durante a coleta de dados. Paralela aos estudos teóricos foi realizada em campo uma observação participante. Acompanhei e investiguei as aulas em sala de aula e fora dela, bem como os eventos, atividades e projetos desenvolvidos ou concluídos durante minha estadia, assim como os discursos construídos pelos professores e seus alunos. Pude, através da minha investigação, perceber claramente os conceitos dos autores estudados refletidos no processo de aprendizagem das crianças.
id RCAP_33aace3646bd03c300ebf65d9d3a1fe1
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?AprendizagemCriançasInteraçãoDançaInovação pedagógicaLearningChildrenInteractionDancePedagogical innovationCiências da Educação – Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho tem como propósito investigar as práticas pedagógicas da EDISCA- Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, que tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança desenvolvendo um processo educativo e formativo nos educandos. Através do estudo, procurei saber se há prática pedagógica inovadora nos processos de aprendizagem. Para cumprir estes alvos, a ação culminou com um estudo de caso, de natureza etnográfica com auxílio de literatura específica. Os conceitos de inovação pedagógica tiveram as contribuições de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semenovitch Vygotsky, dentre outros, os quais trouxeram aportes relevantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Conceitos como a matética, a arte de aprender e o construcionismo, fundamentaram a base teórica da pesquisa e nortearam a observação durante a coleta de dados. Paralela aos estudos teóricos foi realizada em campo uma observação participante. Acompanhei e investiguei as aulas em sala de aula e fora dela, bem como os eventos, atividades e projetos desenvolvidos ou concluídos durante minha estadia, assim como os discursos construídos pelos professores e seus alunos. Pude, através da minha investigação, perceber claramente os conceitos dos autores estudados refletidos no processo de aprendizagem das crianças.This paper purpose is to investigate the pedagogical practices of the EDISCA - School of Dance and Social Integration for Children and Teenagers, where they work focused on the art activity and culture through dance developing an educational and training process of the students. Through the study, we sought to know if there are innovative pedagogical practices in the learning processes. For achieving these targets, the action culminated in a case study, of ethnographic nature with specific literature aid. The innovative pedagogical concepts have had the contributions of Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Vygotsky Semenovitch, among others, which brought significant contributions to theoretical basis of this research. Concepts like Mathetics, the art of learning and constructivism, justified the theoretical basis of the research and guided the observation during data collection. Parallel to the theoretical studies were performed in participant observation field. We followed and investigated the lessons inside the classroom and outside, the events, activities and projects developed or completed during the stay, as well as the speeches given by the teachers and their students. Through the research we clearly understood the concepts of the study authors reflected in the learning process of children.Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesSaho, MariDigitUMaOliveira, Nilzete Meyer Pinheiro2017-07-27T00:30:09Z2017-03-20T00:00:00Z2017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1574201650487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.397472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
title EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
spellingShingle EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro
Aprendizagem
Crianças
Interação
Dança
Inovação pedagógica
Learning
Children
Interaction
Dance
Pedagogical innovation
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
title_full EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
title_fullStr EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
title_full_unstemmed EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
title_sort EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?
author Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro
author_facet Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Saho, Mari
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Crianças
Interação
Dança
Inovação pedagógica
Learning
Children
Interaction
Dance
Pedagogical innovation
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Crianças
Interação
Dança
Inovação pedagógica
Learning
Children
Interaction
Dance
Pedagogical innovation
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O trabalho tem como propósito investigar as práticas pedagógicas da EDISCA- Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes, que tem como foco de atividade a arte e a cultura através da dança desenvolvendo um processo educativo e formativo nos educandos. Através do estudo, procurei saber se há prática pedagógica inovadora nos processos de aprendizagem. Para cumprir estes alvos, a ação culminou com um estudo de caso, de natureza etnográfica com auxílio de literatura específica. Os conceitos de inovação pedagógica tiveram as contribuições de Carlos Fino, Seymour Papert, Thomas Kuhn, Lev Semenovitch Vygotsky, dentre outros, os quais trouxeram aportes relevantes para fundamentação teórica desta pesquisa. Conceitos como a matética, a arte de aprender e o construcionismo, fundamentaram a base teórica da pesquisa e nortearam a observação durante a coleta de dados. Paralela aos estudos teóricos foi realizada em campo uma observação participante. Acompanhei e investiguei as aulas em sala de aula e fora dela, bem como os eventos, atividades e projetos desenvolvidos ou concluídos durante minha estadia, assim como os discursos construídos pelos professores e seus alunos. Pude, através da minha investigação, perceber claramente os conceitos dos autores estudados refletidos no processo de aprendizagem das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27T00:30:09Z
2017-03-20T00:00:00Z
2017-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1574
201650487
url http://hdl.handle.net/10400.13/1574
identifier_str_mv 201650487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912853921792