Desenvolvimento de uma interface baseada no Flat Design para avaliação da experiência do utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlota Comprido Pimenta da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13901
Resumo: Atualmente verifica-se um elevado ritmo de crescimento no mundo da tecnologia, obrigando à transformação e à adaptação daquilo que lhe pertence. A informação passa a ser consumida de forma rápida e em qualquer lugar do mundo bem como as notícias que são lidas em tempo real: o tablet e/ou o smartphone constituem-se objetos imprescindíveis na vida de cada individuo e requerem a flexibilidade da Web. Desta forma, esta terá que estar em constante transformação para que se possa adaptar aos diferentes dispositivos existentes e aos que ainda estarão por vir. O individuo torna-se, assim, um utilizador experiente que explora soluções cada vez mais eficientes no consumo de informação, transformando-se num utilizador exigente que procura a ligação com o produto a todos os níveis. Surgem assim novas formas de comunicar o produto, novas formas de o desenvolver e novas formas de interação. Estarão estas formas preparadas para a exigência criada pelo utilizador? O objetivo primordial da presente investigação é desenvolver um protótipo baseado num estilo gráfico muito em voga - o Flat Design - avaliando a experiência que este proporciona ao utilizador, tendo em conta as necessidades especificas de cada um. Para tal avaliação, será necessário conhecer quais as dimensões e os critérios de avaliação da experiência do utilizador, bem como analisar o Flat Design e os seus princípios através da realização de testes a utilizadores da plataforma. Esta investigação incide sobre a conceptualização e desenvolvimento de uma interface, denominada Umeter, que foi testada e avaliada pelos seus potenciais utilizadores. Para esse efeito, foi desenvolvido um protótipo de baixa fidelidade, procurando apurar questões ligadas à usabilidade. Concluído esse protótipo, os dados obtidos foram analisados com o intuito de conhecer as falhas enumeradas pelos participantes. Atendendo aos dados obtidos, foi criado um protótipo de alta fidelidade, desenhado com base nas linhas gráficas do Flat Design. Terminado esse protótipo, um conjunto de utilizadores interagiu com o mesmo e avaliou-o através de um questionário, tendo em conta as dimensões da user experience: usabilidade, valor, desejo e adoção. Pretendeu-se, desta forma, compreender se a interface desenhada de acordo com o Flat Design, proporcionou uma experiência de utilização de qualidade aos futuros utilizadores.
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O individuo torna-se, assim, um utilizador experiente que explora soluções cada vez mais eficientes no consumo de informação, transformando-se num utilizador exigente que procura a ligação com o produto a todos os níveis. Surgem assim novas formas de comunicar o produto, novas formas de o desenvolver e novas formas de interação. Estarão estas formas preparadas para a exigência criada pelo utilizador? O objetivo primordial da presente investigação é desenvolver um protótipo baseado num estilo gráfico muito em voga - o Flat Design - avaliando a experiência que este proporciona ao utilizador, tendo em conta as necessidades especificas de cada um. Para tal avaliação, será necessário conhecer quais as dimensões e os critérios de avaliação da experiência do utilizador, bem como analisar o Flat Design e os seus princípios através da realização de testes a utilizadores da plataforma. Esta investigação incide sobre a conceptualização e desenvolvimento de uma interface, denominada Umeter, que foi testada e avaliada pelos seus potenciais utilizadores. Para esse efeito, foi desenvolvido um protótipo de baixa fidelidade, procurando apurar questões ligadas à usabilidade. Concluído esse protótipo, os dados obtidos foram analisados com o intuito de conhecer as falhas enumeradas pelos participantes. Atendendo aos dados obtidos, foi criado um protótipo de alta fidelidade, desenhado com base nas linhas gráficas do Flat Design. Terminado esse protótipo, um conjunto de utilizadores interagiu com o mesmo e avaliou-o através de um questionário, tendo em conta as dimensões da user experience: usabilidade, valor, desejo e adoção. Pretendeu-se, desta forma, compreender se a interface desenhada de acordo com o Flat Design, proporcionou uma experiência de utilização de qualidade aos futuros utilizadores.In today’s society one can see an elevated rate of growth in the technological world, forcing one to transform and adapt to what one possesses. Information has become consumable at a very fast pace, all over the world, so much so that news are read in real time: tablets and smartphones have become essential objects in every individual’s life and require the flexibility offered by the internet. If so, the internet must be in constant transformation in order to adapt to the various existing devices and those yet to come. Due to this, the individual, an experienced user that looks for more efficient ways to consume information, evolves into a demanding user who searches for a connection with the product on every level. New forms of communicating, developing and interacting with the products emerge. Are these ready for the demands created by the user? The primordial objective of the present investigation is to develop a prototype based on a graphic style very much in vogue - Flat Design - appraising the experience it provides the user, taking into consideration the specific needs of everyone. For such an evaluation, it is necessary to know the dimensions and evaluation criteria of the user experience, as well as analyze Flat Design and its principles through a series of surveys regarding the platform’s users. This investigation focus on the concept and development of an interface for a product named Umeter, which was tested and evaluated along the potential users of Umeter. For that purpose, it was developed a low fidelity prototype in order to define and resolve issues related to usability. The data gathered by letting the potential users use the prototype, was analyzed with the propose of understanding what could potentially be the usability issues within product. Having in mind the data collected, it was developed a high fidelity prototype inspired by Flat Design guidelines. Having developed this prototype, it was selected a group of users to interact with the prototype and evaluate, through a questionnaire, taking into account the dimensions of user experience: usability, value, desirability and adoptability. The goal was to understand if an interface designed according to Flat Design guidelines provides a quality user experience to the future users.Universidade de Aveiro2015-04-23T11:21:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13901TID:201568942porSilva, Carlota Comprido Pimenta dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:20Zoai:ria.ua.pt:10773/13901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:37.442711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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