Projeto "Engenheiras por um dia": perceções sobre profissões de engenharia, estereótipos e enviesamentos de género
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23653 |
Resumo: | As STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) são áreas onde, habitualmente, existe uma segregação de género. O projeto "Engenheiras por um dia" pretende combater este facto, levando as engenharias a raparigas entre os 12 e os 18 anos. Este projeto de investigação é composto por dois estudos. O Estudo 1 passava por avaliar o impacto que o projeto estaria a ter na desconstrução de estereótipos, em termos de género, junto dos/das estudantes que nele se integram. O Estudo 2 tinha três objetivos: compreender se a amostra inquirida tinha conhecimento do projeto "Engenheiras por um dia" e a sua perceção sobre as mulheres dentro das áreas das engenharias; compreender como o sexo dos/das participantes poderia ou não influenciar a prototipicalidade relativa, a atribuição de estereótipos de sociabilidade, moralidade e competência ao endogrupo e ao exogrupo; compreender se o sexo do/da participante estaria relacionado com a atribuição de género dada a determinadas profissões. Em ambos os estudos foi aplicado um questionário com uma vertente tanto qualitativa como quantitativa. Os resultados do Estudo 1 não podem ser considerados devido ao baixo número de participantes (N=24). Os do Estudo 2 (N=520) mostram-nos que que os homens foram vistos como mais prototípicos de profissionais de engenharia do que as mulheres, as mulheres foram vistas como mais sociais, e que o endogrupo foi considerado mais competente do que o exogrupo, tanto nos homens como nas mulheres, não se apresentando diferenças ao nível da moralidade. Atribuições de género a profissões também diferiram consoante o sexo dos participantes. |
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Projeto "Engenheiras por um dia": perceções sobre profissões de engenharia, estereótipos e enviesamentos de géneroPapéis de géneroEducaçãoSTEMEstereótiposProjeção endogrupalSex rolesEducationStereotypesIngroup projectionAs STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) são áreas onde, habitualmente, existe uma segregação de género. O projeto "Engenheiras por um dia" pretende combater este facto, levando as engenharias a raparigas entre os 12 e os 18 anos. Este projeto de investigação é composto por dois estudos. O Estudo 1 passava por avaliar o impacto que o projeto estaria a ter na desconstrução de estereótipos, em termos de género, junto dos/das estudantes que nele se integram. O Estudo 2 tinha três objetivos: compreender se a amostra inquirida tinha conhecimento do projeto "Engenheiras por um dia" e a sua perceção sobre as mulheres dentro das áreas das engenharias; compreender como o sexo dos/das participantes poderia ou não influenciar a prototipicalidade relativa, a atribuição de estereótipos de sociabilidade, moralidade e competência ao endogrupo e ao exogrupo; compreender se o sexo do/da participante estaria relacionado com a atribuição de género dada a determinadas profissões. Em ambos os estudos foi aplicado um questionário com uma vertente tanto qualitativa como quantitativa. Os resultados do Estudo 1 não podem ser considerados devido ao baixo número de participantes (N=24). Os do Estudo 2 (N=520) mostram-nos que que os homens foram vistos como mais prototípicos de profissionais de engenharia do que as mulheres, as mulheres foram vistas como mais sociais, e que o endogrupo foi considerado mais competente do que o exogrupo, tanto nos homens como nas mulheres, não se apresentando diferenças ao nível da moralidade. Atribuições de género a profissões também diferiram consoante o sexo dos participantes.STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) are areas where there is usually a gender segregation. The "Engenheiras por um dia" project aims to go against this fact, taking engineering work to girls between 12 and 18 years old. This research project comprises two studies. Study 1 was about evaluating the impact that the project would be having on the students who are part of it, through the deconstruction of gender stereotypes. Study 2 had three objectives: to understand whether the surveyed sample was aware of the "Engenheiras por um dia" project and their perception of women within the engineering fields; understand how the participants’ gender could or could not influence the relative prototypicality, the attribution of stereotypes of sociability, morality and competence to the ingroup and outgroup; understand if the participant's gender would be related to gender attribution they give to certain professions. In both studies, a questionnaire with both a qualitative and a quantitative aspect was applied. The results of Study 1 cannot be considered due to the low number of participants (N=24). Those in Study 2 (N=520) showed that men were seen as more prototypical of engineering professionals than women; women were seen as more social and that the ingroup was considered more competent than the outgroup, both in men and women, and there were no differences in terms of morality. Gender attributions to occupations also differed in association with participants’ gender.2021-12-06T15:09:25Z2021-11-24T00:00:00Z2021-11-242021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23653TID:202802817porPeres, Ana Rita Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:12.498273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) são áreas onde, habitualmente, existe uma segregação de género. O projeto "Engenheiras por um dia" pretende combater este facto, levando as engenharias a raparigas entre os 12 e os 18 anos. Este projeto de investigação é composto por dois estudos. O Estudo 1 passava por avaliar o impacto que o projeto estaria a ter na desconstrução de estereótipos, em termos de género, junto dos/das estudantes que nele se integram. O Estudo 2 tinha três objetivos: compreender se a amostra inquirida tinha conhecimento do projeto "Engenheiras por um dia" e a sua perceção sobre as mulheres dentro das áreas das engenharias; compreender como o sexo dos/das participantes poderia ou não influenciar a prototipicalidade relativa, a atribuição de estereótipos de sociabilidade, moralidade e competência ao endogrupo e ao exogrupo; compreender se o sexo do/da participante estaria relacionado com a atribuição de género dada a determinadas profissões. Em ambos os estudos foi aplicado um questionário com uma vertente tanto qualitativa como quantitativa. Os resultados do Estudo 1 não podem ser considerados devido ao baixo número de participantes (N=24). Os do Estudo 2 (N=520) mostram-nos que que os homens foram vistos como mais prototípicos de profissionais de engenharia do que as mulheres, as mulheres foram vistas como mais sociais, e que o endogrupo foi considerado mais competente do que o exogrupo, tanto nos homens como nas mulheres, não se apresentando diferenças ao nível da moralidade. Atribuições de género a profissões também diferiram consoante o sexo dos participantes. |
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