Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593 |
Resumo: | Objetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children. |
id |
RCAP_3416ec4c014e3edeb1c838a6b1015805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vitalValida??o FACES IV - FACES IV ValidationFuncionamento Familiar - Family FuntioningCiclo Vital da Fam?lia - Family Life CycleObjetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children.ISMT2016-05-23T15:14:32Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593TID:201056259porSilva, Maria In?s Mesquita Costa eSequeira, Joana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:03ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
title |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
spellingShingle |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital Silva, Maria In?s Mesquita Costa e Valida??o FACES IV - FACES IV Validation Funcionamento Familiar - Family Funtioning Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle |
title_short |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
title_full |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
title_fullStr |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
title_full_unstemmed |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
title_sort |
Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital |
author |
Silva, Maria In?s Mesquita Costa e |
author_facet |
Silva, Maria In?s Mesquita Costa e Sequeira, Joana (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Sequeira, Joana (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria In?s Mesquita Costa e Sequeira, Joana (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valida??o FACES IV - FACES IV Validation Funcionamento Familiar - Family Funtioning Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle |
topic |
Valida??o FACES IV - FACES IV Validation Funcionamento Familiar - Family Funtioning Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle |
description |
Objetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-05-23T15:14:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593 TID:201056259 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593 |
identifier_str_mv |
TID:201056259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303612042510336 |