Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria In?s Mesquita Costa e
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sequeira, Joana (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593
Resumo: Objetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children.
id RCAP_3416ec4c014e3edeb1c838a6b1015805
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vitalValida??o FACES IV - FACES IV ValidationFuncionamento Familiar - Family FuntioningCiclo Vital da Fam?lia - Family Life CycleObjetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children.ISMT2016-05-23T15:14:32Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593TID:201056259porSilva, Maria In?s Mesquita Costa eSequeira, Joana (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:18:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
title Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
spellingShingle Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
Silva, Maria In?s Mesquita Costa e
Valida??o FACES IV - FACES IV Validation
Funcionamento Familiar - Family Funtioning
Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle
title_short Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
title_full Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
title_fullStr Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
title_full_unstemmed Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
title_sort Valida??o da FACES IV: o funcionamento da fam?lia em diferentes etapas do ciclo vital
author Silva, Maria In?s Mesquita Costa e
author_facet Silva, Maria In?s Mesquita Costa e
Sequeira, Joana (Orientadora)
author_role author
author2 Sequeira, Joana (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria In?s Mesquita Costa e
Sequeira, Joana (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Valida??o FACES IV - FACES IV Validation
Funcionamento Familiar - Family Funtioning
Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle
topic Valida??o FACES IV - FACES IV Validation
Funcionamento Familiar - Family Funtioning
Ciclo Vital da Fam?lia - Family Life Cycle
description Objetivos: 1) traduzir e validar a Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV) para a popula??o portuguesa; 2) analisar as diferen?as na perce??o dos sujeitos acerca do funcionamento da sua fam?lia, em cada uma das etapas do ciclo vital. Participantes: Trezentas e oitenta e sete (387) fam?lias, num total de 1089 sujeitos com idades superiores a 12 anos, recrutados por conveni?ncia a partir do m?todo de bola de neve. Instrumentos: Escala de Avalia??o da Flexibilidade e Coes?o Familiar ? Vers?o IV (FACES IV), Escala Familiar de Autorresposta ? Vers?o II (SFI), Escala de APGAR Familiar e a Escala de Ajustamento Di?dico (RDAS). Resultados: A tradu??o da FACES IV apresentou uma boa capacidade de corretamente avaliar as fam?lias funcionais e uma mediana capacidade de avaliar as fam?lias disfuncionais, face ? necessidade de uma mais completa e posterior adequa??o das subescalas Emaranhada e R?gida para a cultura portuguesa. Foram encontradas diferen?as significativas no funcionamento das fam?lias em diferentes etapas do ciclo vital, nomeadamente nas dimens?es da coes?o familiar, lideran?a, sa?de/compet?ncia, comunica??o e expressividade emocional. A coes?o nas fam?lias diminu?a ao longo do ciclo vital, apresentando valores mais altos na etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos na etapa de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. A lideran?a na etapa de forma??o do casal era significativamente mais baixa do que nas etapas de fam?lia com filhos na escola e fam?lia com filhos adolescentes. As fam?lias demonstraram possuir uma maior capacidade de compet?ncia e sa?de na etapa de fam?lia com filhos na escola do que na etapa de forma??o do casal. A comunica??o e expressividade emocional na fam?lia diminu?am ao longo do ciclo vital, com valores significativamente mais altos para a etapa de fam?lia com filhos na escola e mais baixos nas etapas de fam?lia com filhos adolescentes e fam?lia com filhos adultos. / Objectives: 1) translate and validate the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV) for the Portuguese population. 2) analyse differences in individual?s perception of family functioning, in different stages of the family life cycle. Participants: Three hundred and eighty seven (387) families, in a total of 1089 individuals with ages higher than 12, recruited by convenience using the snowball method. Instruments: the Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale ? version IV (FACES IV), Self-Report Family Inventory ? Version II (SFI-II), Family APGAR and the Revised Dyadic Adjustment Scale (RDAS). Results: The FACES IV translation proved to be very capable of assessing functional families and somewhat capable of assessing dysfunctional families, giving the need of a further and more complete adaptation of the Enmeshed and Rigid subscales to Portuguese culture. Significant differences in family functioning, within different stages of the family life cycle, were found, namely in family cohesion, leadership, health/competence, communication and emotional expressiveness. Cohesion in families decreased along the family life cycle, showing higher values in the family with children in school stage and lower values in the family with adolescent children and family with adult children stages. Leadership proved to be significantly lower in the couple formation stage than the family with children and school and family with adolescent children stages. Families showed a higher competence and health when in the stage of family with children in school compared to the couple formation stage. Quality of communication and emotional expressiveness decreased along the family life cycle, with values significantly higher for families with children in school and lower for families with adolescent children and adult children.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-23T15:14:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593
TID:201056259
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/593
identifier_str_mv TID:201056259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303612042510336