Pegada Carbónica na Cadeia de Valor da Indústria Automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13794 |
Resumo: | Como consequência da crise ambiental que o nosso planeta enfrenta, há uma necessidade crescente de tornar a indústria uma atividade mais sustentável, reduzindo a pegada carbónica associada às suas atividades e, assim, atingir objetivos, como a neutralidade carbónica, incentivados por várias políticas ambientais. Deste modo, o presente relatório de estágio tem como objetivo efetuar o levantamento da situação atual da pegada carbónica de uma empresa da indústria automóvel, a Automotive Compounding Industry Portugal, para, posteriormente, estudar e implementar estratégias que contribuam positivamente para a redução da pegada carbónica. Os cálculos para a pegada carbónica foram efetuados tanto ao nível das atividades gerais efetuadas como ao nível dos produtos fabricados na ACI Portugal. Os resultados obtidos demonstram que, para as atividades gerais efetuadas nesta empresa, as emissões de CO2 por si geradas são bastante elevadas, tendo-se observado um aumento significativo das emissões de CO2 geradas em 2022, comparativamente ao ano 2021. Quanto aos produtos fabricados, a análise foi efetuada em relação aos valores médios obtidos para cada família de produtos, estando estes entre os 1,9323 kg CO2/kg produto e os 2,8452 kg CO2/kg produto. Os valores obtidos poderão ser reduzidos através da implementação de medidas que contribuam para a redução da pegada carbónica. Algumas estratégias de redução da pegada carbónica já se encontram em fase de implementação na ACI Portugal, tanto para as atividades gerais associadas aos processos como para os produtos fabricados, tendo apresentado claras vantagens para a redução das emissões de CO2. Num próximo passo, a ACI Portugal deverá continuar a implementar estratégias para a redução da pegada carbónica, de modo a alcançar o objetivo da neutralidade carbónica. Adicionalmente, seria de extrema importância expandir todo este procedimento às restantes fábricas do grupo, contribuindo globalmente para a prevenção e mitigação das alterações climáticas e aquecimento global. |
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Pegada Carbónica na Cadeia de Valor da Indústria AutomóvelEstágio curricular na empresa ACI PortugalEconomia CircularIndústria AutomóvelPegada CarbónicaPolímerosSustentabilidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaComo consequência da crise ambiental que o nosso planeta enfrenta, há uma necessidade crescente de tornar a indústria uma atividade mais sustentável, reduzindo a pegada carbónica associada às suas atividades e, assim, atingir objetivos, como a neutralidade carbónica, incentivados por várias políticas ambientais. Deste modo, o presente relatório de estágio tem como objetivo efetuar o levantamento da situação atual da pegada carbónica de uma empresa da indústria automóvel, a Automotive Compounding Industry Portugal, para, posteriormente, estudar e implementar estratégias que contribuam positivamente para a redução da pegada carbónica. Os cálculos para a pegada carbónica foram efetuados tanto ao nível das atividades gerais efetuadas como ao nível dos produtos fabricados na ACI Portugal. Os resultados obtidos demonstram que, para as atividades gerais efetuadas nesta empresa, as emissões de CO2 por si geradas são bastante elevadas, tendo-se observado um aumento significativo das emissões de CO2 geradas em 2022, comparativamente ao ano 2021. Quanto aos produtos fabricados, a análise foi efetuada em relação aos valores médios obtidos para cada família de produtos, estando estes entre os 1,9323 kg CO2/kg produto e os 2,8452 kg CO2/kg produto. Os valores obtidos poderão ser reduzidos através da implementação de medidas que contribuam para a redução da pegada carbónica. Algumas estratégias de redução da pegada carbónica já se encontram em fase de implementação na ACI Portugal, tanto para as atividades gerais associadas aos processos como para os produtos fabricados, tendo apresentado claras vantagens para a redução das emissões de CO2. Num próximo passo, a ACI Portugal deverá continuar a implementar estratégias para a redução da pegada carbónica, de modo a alcançar o objetivo da neutralidade carbónica. Adicionalmente, seria de extrema importância expandir todo este procedimento às restantes fábricas do grupo, contribuindo globalmente para a prevenção e mitigação das alterações climáticas e aquecimento global.As a consequence of the environmental crisis our planet is facing, there is a growing need to make the industry a more sustainable activity, reducing the carbon footprint associated with its activities and thus achieve goals such as carbon neutrality, encouraged by various environmental policies. Therefore, this internship report aims to make a survey of the current situation of the carbon footprint of a company in the automotive industry, Automotive Compounding Industry Portugal, to subsequently study and implement strategies that contribute positively to reduce the carbon footprint. The calculations for the carbon footprint were made both at the level of the plant general activities and at the level of products manufactured at ACI Portugal. The results obtained show that, for the general activities carried out in this company, the CO2 emissions generated by it are quite high, having been observed a significant increase in CO2 emissions generated in 2022, compared to the year 2021. As for the manufactured products, the analysis was carried out in relation to the average values obtained for each family of products, which are between 1.9323 kg CO2/kg product and 2.8452 kg CO2/kg product. The values obtained could be reduced through the implementation of measures that contribute to the reduction of the carbon footprint. Some carbon footprint reduction strategies are already being implemented at ACI Portugal, both for the general process-related activities and manufactured products and have shown clear advantages for the reduction of CO2 emissions. In a next step, ACI Portugal should continue to implement carbon footprint reduction strategies in order to achieve the goal of carbon neutrality. Additionally, it would be of utmost importance to expand this procedure to the other factories of the group, contributing globally to the prevention and mitigation of climate change and global warming.Almeida, Paulo Jorge da SilvaAlexandre, Edgar Tavares de Sousa GraçauBibliorumFigueiredo, Inês Marques2023-07-052023-06-122024-06-08T00:00:00Z2023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13794TID:203390016porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:09.319008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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