A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78798
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_345e02bea605d2e56ff6fa8efb053390
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino BásicoChildren's literature as a promoter of ecoliteracy: intervention in the 1st and 2nd stage of Elementary EducationEcoliteraciaAmbienteLiteratura infantojuvenilLeituraEscritaEnsinoEcoliteracyEnvironmentChildren's literatureReadingWritingValuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de intervenção pedagógica, intitulado “A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: Intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento apresenta uma reflexão sobre toda a prática profissional desenvolvida ao longo do ano letivo de 2020/2021. Atualmente, a sociedade vive cada vez mais preocupada com as questões ambientais, quer a nível das alterações climáticas, quer a nível da preservação ambiental em outros âmbitos. Por isso, procurámos compreender com os alunos a influência do ser humano num mundo cada vez mais globalizado, através do comportamento prejudicial para o ambiente e também a aprendizagem de atitudes sustentáveis com aplicação imediata ao nível individual. O tema principal desenvolvido foi a promoção da ecoliteracia, no âmbito do qual os alunos têm a oportunidade de construir aprendizagens, capacidades e atitudes que lhes permitam desenvolver conhecimentos para compreenderem melhor o ambiente e como devem preservá-lo. Através da promoção da compreensão e preservação do ambiente e recorrendo à exploração de livros de literatura infantojuvenil, em grande grupo, em pares e de forma individual, foram desenvolvidas atividades que se inscrevem nos âmbitos da Educação Literária, de Leitura e Escrita, da Gramática e, por fim, uma componente mais prática, com a realização de atividades de artes visuais. A metodologia utilizada neste projeto teve por base a metodologia de Investigação-Ação. Os dados recolhidos foram obtidos através da observação e reflexão acerca das aulas com a escrita do diário de bordo, da realização de um questionário socioeconómico e através das atividades e trabalhos realizados ao longo da intervenção. Após a realização do projeto, consideramos que fomos capazes de alcançar os objetivos propostos. Foi possível desenvolver e construir, juntamente com os alunos, novas aprendizagens que são fundamentais para a construção de um maior respeito pelo meio ambiente; foi também possível ajudá los a conceber um papel ativo e consciente na sociedade.The present pedagogical intervention report, entitled “Children's literature as a promoter of ecoliteracy: Intervention in the 1st and 2nd stage of Elementary Education", was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit of the master’s degree in Teaching on 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The document presents a reflection on the entire professional practice developed during the school year 2020/2021. Currently, society is increasingly concerned about environmental issues, both in terms of climate change and preservation of the environment. Therefore, we sought to understand with students, the influence of the human being in an increasingly globalized world, through behavior harmful to the environment and also the learning of simple and practical sustainable attitudes. The main theme developed was the promotion of ecoliteracy, in which students have the opportunity to build learning skills and attitudes that allow them to develop knowledge to better understand the environment and how to preserve it. Through the promotion of environmental understanding and preservation and through the exploration of children's literature books, in large groups, in pairs and individually, activities were developed in the areas of Literacy Education, Reading and Writing, Grammatic and, finally, a more practical component, with visual arts activities. The methodology used in this project was based on the Action-Research methodology. The data collected was obtained through observation and reflection of the classes with the writing of a logbook, the completion of a socio-economic questionnaire, and through the activities and assignments performed throughout the intervention. After the completion of the project, we believe that we were able to achieve the proposed objectives. It was possible to develop and build, together with the students, new learning experiences that are fundamental for the construction of a greater respect for the environment, as well as for children to play an active and conscious role in society.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoPereira, Ana Beatriz da Silva2022-04-302022-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78798por203007794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:03.971365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Children's literature as a promoter of ecoliteracy: intervention in the 1st and 2nd stage of Elementary Education
title A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Ana Beatriz da Silva
Ecoliteracia
Ambiente
Literatura infantojuvenil
Leitura
Escrita
Ensino
Ecoliteracy
Environment
Children's literature
Reading
Writing
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Ana Beatriz da Silva
author_facet Pereira, Ana Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ecoliteracia
Ambiente
Literatura infantojuvenil
Leitura
Escrita
Ensino
Ecoliteracy
Environment
Children's literature
Reading
Writing
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ecoliteracia
Ambiente
Literatura infantojuvenil
Leitura
Escrita
Ensino
Ecoliteracy
Environment
Children's literature
Reading
Writing
Values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
2022-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78798
url https://hdl.handle.net/1822/78798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132831394299904