A Aprendizagem do português numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma abordagem no 1.º Ciclo do EB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2041 |
Resumo: | A Educação para o Desenvolvimento, ao longo dos anos, tem revelado ser uma área vasta de aprendizagens, incluindo noções cruciais para a formação dos cidadãos, sendo muito importante que esta seja explorada nos diferentes níveis de aprendizagem e, neste caso particular, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Considero esta área como sendo muito enriquecedora a todos os níveis, podendo ser explorada de diferentes formas e apresentando resultados impulsionadores de uma grande mudança na educação. Este estudo teve como principal objetivo mostrar que é possível realizar diversas aprendizagens na área de Português, explorando temáticas numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento. O estudo foi elaborado com uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 2º ano de escolaridade. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo, sendo os dados recolhidos através da observação direta e participante, dos registos visuais e áudios, do teste de diagnóstico, de atividades e do teste de aferição final. Este estudo contemplou diferentes fases, começando por ser concretizado um teste de diagnóstico com o objetivo de compreender quais os valores e comportamentos presentes na turma em questão, seguindo-se a implementação de quatro tarefas, originando um desenvolvimento progressivo dos conceitos a explorar e das temáticas a abordar; para finalizar, foi realizado um teste de aferição final com o objetivo de averiguar se a aprendizagem de todos os conceitos foi concretizada. Como forma de analisar as atividades propostas aos alunos, no sentido de recolher dados relevantes, foram delineadas três categorias de análise: mobilização de conteúdos cumulativos, integração de finalidades didáticas e a envolvência dos alunos nas atividades. Com a recolha e análise de dados foi possível concluir que persistiu ao longo de todo o estudo um progresso relevante dos alunos, evidenciando-se nas suas aprendizagens e prática de conhecimentos, nas duas áreas envolvidas, verificando-se um grande entusiasmo, empenho e interesse em aprender mais e concretizar tarefas que envolvessem as duas áreas, sendo expressa a vontade em aprender o Português ao mesmo tempo que estiveram em contacto com outras realidades ligadas à Educação para o Desenvolvimento. |
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A Aprendizagem do português numa perspetiva de educação para o desenvolvimento: uma abordagem no 1.º Ciclo do EBAprendizagens em portuguêsEducação para o desenvolvimento1.º Ciclo do Ensino BásicoLearning in portugueseDevelopment for education1º Cycle of Basic EducationA Educação para o Desenvolvimento, ao longo dos anos, tem revelado ser uma área vasta de aprendizagens, incluindo noções cruciais para a formação dos cidadãos, sendo muito importante que esta seja explorada nos diferentes níveis de aprendizagem e, neste caso particular, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Considero esta área como sendo muito enriquecedora a todos os níveis, podendo ser explorada de diferentes formas e apresentando resultados impulsionadores de uma grande mudança na educação. Este estudo teve como principal objetivo mostrar que é possível realizar diversas aprendizagens na área de Português, explorando temáticas numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento. O estudo foi elaborado com uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 2º ano de escolaridade. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo, sendo os dados recolhidos através da observação direta e participante, dos registos visuais e áudios, do teste de diagnóstico, de atividades e do teste de aferição final. Este estudo contemplou diferentes fases, começando por ser concretizado um teste de diagnóstico com o objetivo de compreender quais os valores e comportamentos presentes na turma em questão, seguindo-se a implementação de quatro tarefas, originando um desenvolvimento progressivo dos conceitos a explorar e das temáticas a abordar; para finalizar, foi realizado um teste de aferição final com o objetivo de averiguar se a aprendizagem de todos os conceitos foi concretizada. Como forma de analisar as atividades propostas aos alunos, no sentido de recolher dados relevantes, foram delineadas três categorias de análise: mobilização de conteúdos cumulativos, integração de finalidades didáticas e a envolvência dos alunos nas atividades. Com a recolha e análise de dados foi possível concluir que persistiu ao longo de todo o estudo um progresso relevante dos alunos, evidenciando-se nas suas aprendizagens e prática de conhecimentos, nas duas áreas envolvidas, verificando-se um grande entusiasmo, empenho e interesse em aprender mais e concretizar tarefas que envolvessem as duas áreas, sendo expressa a vontade em aprender o Português ao mesmo tempo que estiveram em contacto com outras realidades ligadas à Educação para o Desenvolvimento.Development for the Education, over the years, has proved to be a vast area of apprenticeships, including concepts are crucial to the formation of citizens, being very important that this be exploited in learning different levels and, in this particular case, in the 1.º cycle of Basic Education. I consider this area as being very enriching to all levels, which can be exploited in different ways and presenting results promoting a large change in education. This study had as its main objective to show that it is possible to perform several learning in the area of Portuguese, exploring themes in a perspective of education for development. The study was prepared with a class of 1.º Cycle of Basic Education, the 2nd year of schooling. The methodology was qualitative in nature, and the data collected through direct and participant observation visual and audio records, diagnostic testing, activities and the final measurement test. This study included different phases, starting to be implementing a diagnostic test with the goal of understanding what values and behaviors there are present in the class in question, following the implementation of four tasks, causing a progressive development of concepts to explore and topics to deal with; finally, we performed a benchmarking test end with the aim of ascertaining whether the learning of all concepts was implemented. As a way to analyze the proposed activities to the students, in order to collect relevant data, were outlined three categories of analysis: mobilization of cumulative content, integration of didactic purposes and the immersion of students in activities. With the collection and analysis of data it was possible to conclude that persisted throughout the study a relevant progress of students, showing in their learning and practice of knowledge, in the two areas involved, making it a great enthusiasm, commitment and interest in learning more and achieve tasks involving the two areas, being expressed the desire to learn Portuguese at the same time that they have been in contact with other realities connected with development for education.2018-07-20T14:23:10Z2018-04-13T00:00:00Z2018-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2041TID:201953480porRibeiro, Ana Filipa Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:23Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:25.918474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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