Processo e Realidade Social. Para uma reconstrução do núcleo teórico do programa de investigação processual-relacional de Norbert Elias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo Miguel Silva da, Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48840
Resumo: Tese de mestrado, História e Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020
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spelling Processo e Realidade Social. Para uma reconstrução do núcleo teórico do programa de investigação processual-relacional de Norbert EliasNorbert Eliasprocessualismoprocessos sociaispsicogénesesociogéneseTeses de mestrado - 2020Departamento de História e Filosofia das CiênciasTese de mestrado, História e Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020A recepção da obra de Norbert Elias foi tardia e muito irregular. O reconhecimento da qualidade dos seus trabalhos ocorreu sobretudo a partir da década de 1970 em alguns países europeus e ficou muito restringida aos âmbitos da sociologia do desporto, da metodologia historiográfica, da história medieval e moderna e ao campo da sociologia geral e da teoria social. Assim sendo, a selecção desta obra para estudo no quadro da epistemologia e dos estudos de ciência constitui, logo de início, uma provocação às perspectivas interpretativas vigentes. No entanto, o objectivo desta dissertação não é o de realizar uma investigação sociológica, nem o de apresentar de forma sistemática o quadro de referência sociológico eliasiano, mas o de contribuir para uma reconstrução do programa de investigação consubstanciado ao longo da obra do autor mencionado. O foco será colocado sobre o que se pode entender como o núcleo teórico desse programa. Isto significa que não estamos limitados à exposição de uma teoria, de uma tese ou de um conceito. Antes, atentaremos à articulação que esses elementos possam ter no conjunto mais vasto que forma o programa de investigação, nomeadamente os seus elementos nucleares. A hipótese de partida que adoptamos é a de que Elias é um autor simultaneamente processual e relacional. Após um texto introdutório no qual se procura dar conta da pertinência do reconhecimento do estatuto de Elias como um autor processual para a investigação sobre o processualismo, para a investigação nas ciências sociais e acerca destas ciências e para os estudos sobre a própria obra eliasiana (levantando-se particularmente, no último caso, a questão da relação entre filosofia e sociologia), encontram-se os três capítulos que compõem o corpo principal da dissertação. No primeiro capítulo, é exposta e discutida a tese de que Elias abordou o problema da mudança oferecendo uma actualização do princípio heraclítico do fluxo, o qual, por sua vez, serve de substrato ao seu programa, no contexto do que poderá ser compreendido como crítica a uma visão estática do mundo. O segundo capítulo desvela uma exploração da afinidade entre o estatismo e o idealismo histórico, o explorar das suas ligações e do seu sentido. Evidenciam-se, então, aproximações e distâncias entre Elias e o materialismo histórico. No contexto de um terceiro capítulo, a atenção dirigir-se-á para a crítica de Elias a vários ramos do que esse autor entende por nominalismo, incluindo a sua acepção nominalista do historicismo. Esta crítica permite estudar uma transição temática do problema da mudança para algumas das suas declinações, designadamente para o problema da realidade e da organização do real. Na obra eliasiana, isto traduz-se na articulação entre o conceito de ‘processo’ e os de ‘ordem’ ou ‘estrutura’. Na resposta ao novo problema colocado, poderse-á fixar um princípio da estrutura ou da ordem ou, num sentido mais amplo e geral, um princípio da relação.The reception of Norbert Elias’s work was late and very irregular. The recognition of the quality of his works occurred mainly from the 1970s in some European countries and was highly restricted to the areas of the sociology of sport, historiographic methodology, medieval and modern history and to the field of general sociology and social theory. Therefore, the selection of this work for study in the context of epistemology and science studies constitutes, from the beginning, a provocation to the current interpretative perspectives. However, the objective of this dissertation is not to carry out a sociological investigation, nor to present in a systematic way the Eliasian sociological framework of reference, but to contribute to a reconstruction of the research program embodied throughout the work of the mentioned author. The focus will be placed on what can be understood as the theoretical core of this program. This means that we are not limited to the exposition of a theory, a thesis or a concept. Rather, we will pay attention to the articulation that these elements may have in the broader set that forms the research program, namely its core elements. The starting hypothesis we have adopted is that Elias is both a process and a relational author. After an introductory text in which we seek to realize the relevance of recognizing the status of Elias as a process author for research on processualism, for research in the social sciences and about these sciences and for studies on Elias’s own work (raising in particular, in the latter case, the question of the relationship between philosophy and sociology), one may find the three chapters that set up the main body of the dissertation. In the first chapter, the thesis that Elias addressed the problem of change offering an update of the Heraclitic principle of flow is exposed and discussed, which, in turn, serves as a substrate for his program, in the context of what one can understand as a critique of the static view of the world. The second chapter reveals an exploration of the affinity between statism and historical idealism, the exploration of its connections and its meaning. Then, we evidence approximations and distances between Elias and historical materialism. In the context of a third chapter, attention will be drawn to Elias’s critique of various branches of what this author understands by nominalism, including his nominalist sense of historicism. This criticism makes it possible to study a thematic transition from the problem of change to some of its declinations, namely to the problem of reality and the organization of reality. In the Eliasian work, this translates into the articulation between the concept of ‘process’ and those of ‘order’ or ‘structure’. In response to the new problem posed, a principle of structure or order may be established or, in a broader and more general sense, a principle of relation.Pombo, Olga, 1946-Garcia, José Luís, 1955-Repositório da Universidade de LisboaDiogo Miguel Silva da, Cunha2021-07-09T09:06:08Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48840TID:202933148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:38.232476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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