TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13670
Resumo: Com o Plano Tecnológico da Educação (PTE) houve um enorme investimento financeiro no apetrechamento de um número significativo de escolas portuguesas, podendo hoje afirmar-se que estamos perante uma quase massificação do acesso, por parte de professores e alunos, em ambiente escolar, a computadores, projectores multimédia, quadro interactivos e Internet de banda larga. No entanto importa perceber de que forma estas tecnologias, e outras que as possam complementar ou colmatar em termos de domínios de aprendizagem, estão a promover alterações nas práticas lectivas e nos tradicionais papéis do professor e do aluno. Uma análise da investigação recente leva-nos a perspectivar resultados contraditórios tanto a nível do sucesso como do insucesso da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, as opiniões convergem no que toca a considerar que uma efectiva integração das TIC no currículo implica investimento em dois domínios – na atitude dos professores e numa adequada capacitação para o seu uso. Por outro lado, sempre que se perspectiva a formação de professores no domínio da Tecnologia Educativa invariavelmente somos confrontados com a ausência de um referencial teórico que fundamente as práticas formativas e ajude os formadores a inventariarem indicadores da eficácia do modelo formativo adoptado. No sentido de fundamentar um modelo de formação de professores capaz de promover uma efectiva utilização das TIC em contexto de sala de aula, vamos, nesta comunicação apresentar o TPACK(TechnologicalPedagogicalContentKnowledge) referencial teórico muito recente, pouco divulgado no nosso país e que, na nossa perspectiva vem revolucionar a compreensão que hoje temos da forma como se processa o desenvolvimento profissional de um professor competente em TIC na sua área curricular.
id RCAP_361be851bee43190df41dd74927af3e1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia EducativaTPACKFormação professoresTecnologia EducativaTICCom o Plano Tecnológico da Educação (PTE) houve um enorme investimento financeiro no apetrechamento de um número significativo de escolas portuguesas, podendo hoje afirmar-se que estamos perante uma quase massificação do acesso, por parte de professores e alunos, em ambiente escolar, a computadores, projectores multimédia, quadro interactivos e Internet de banda larga. No entanto importa perceber de que forma estas tecnologias, e outras que as possam complementar ou colmatar em termos de domínios de aprendizagem, estão a promover alterações nas práticas lectivas e nos tradicionais papéis do professor e do aluno. Uma análise da investigação recente leva-nos a perspectivar resultados contraditórios tanto a nível do sucesso como do insucesso da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, as opiniões convergem no que toca a considerar que uma efectiva integração das TIC no currículo implica investimento em dois domínios – na atitude dos professores e numa adequada capacitação para o seu uso. Por outro lado, sempre que se perspectiva a formação de professores no domínio da Tecnologia Educativa invariavelmente somos confrontados com a ausência de um referencial teórico que fundamente as práticas formativas e ajude os formadores a inventariarem indicadores da eficácia do modelo formativo adoptado. No sentido de fundamentar um modelo de formação de professores capaz de promover uma efectiva utilização das TIC em contexto de sala de aula, vamos, nesta comunicação apresentar o TPACK(TechnologicalPedagogicalContentKnowledge) referencial teórico muito recente, pouco divulgado no nosso país e que, na nossa perspectiva vem revolucionar a compreensão que hoje temos da forma como se processa o desenvolvimento profissional de um professor competente em TIC na sua área curricular.CIED- Universidade do MinhoUnimes VirtualUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13670por1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:07.059800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
title TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
spellingShingle TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
Coutinho, Clara Pereira
TPACK
Formação professores
Tecnologia Educativa
TIC
title_short TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
title_full TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
title_fullStr TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
title_full_unstemmed TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
title_sort TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv TPACK
Formação professores
Tecnologia Educativa
TIC
topic TPACK
Formação professores
Tecnologia Educativa
TIC
description Com o Plano Tecnológico da Educação (PTE) houve um enorme investimento financeiro no apetrechamento de um número significativo de escolas portuguesas, podendo hoje afirmar-se que estamos perante uma quase massificação do acesso, por parte de professores e alunos, em ambiente escolar, a computadores, projectores multimédia, quadro interactivos e Internet de banda larga. No entanto importa perceber de que forma estas tecnologias, e outras que as possam complementar ou colmatar em termos de domínios de aprendizagem, estão a promover alterações nas práticas lectivas e nos tradicionais papéis do professor e do aluno. Uma análise da investigação recente leva-nos a perspectivar resultados contraditórios tanto a nível do sucesso como do insucesso da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, as opiniões convergem no que toca a considerar que uma efectiva integração das TIC no currículo implica investimento em dois domínios – na atitude dos professores e numa adequada capacitação para o seu uso. Por outro lado, sempre que se perspectiva a formação de professores no domínio da Tecnologia Educativa invariavelmente somos confrontados com a ausência de um referencial teórico que fundamente as práticas formativas e ajude os formadores a inventariarem indicadores da eficácia do modelo formativo adoptado. No sentido de fundamentar um modelo de formação de professores capaz de promover uma efectiva utilização das TIC em contexto de sala de aula, vamos, nesta comunicação apresentar o TPACK(TechnologicalPedagogicalContentKnowledge) referencial teórico muito recente, pouco divulgado no nosso país e que, na nossa perspectiva vem revolucionar a compreensão que hoje temos da forma como se processa o desenvolvimento profissional de um professor competente em TIC na sua área curricular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
2011-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13670
url http://hdl.handle.net/1822/13670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-6109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unimes Virtual
publisher.none.fl_str_mv Unimes Virtual
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132945129144320