A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Júlio Lindade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2856
Resumo: Relatório final de estágio submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e espanhol no ensino básico. O presente Relatório, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, representa a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, mais concretamente da Prática Educativa I (1.º ciclo), II e III (3.º ciclo). Com este documento, indicar-se-á o caminho percorrido, destacando momentos chave desta introdução à prática docente, e reflectindo sobre o impacto dos documentos nacionais e internacionais na hora de operacionalizar as devidas regências. Como tema, o relatório explora interferências linguísticas identificadas nas produções escritas de alunos de Espanhol de nível I (7.º ano) e nível III (9.º ano), ou seja em início e fim de ciclo. Com o estudo das produções escritas, ambiciona-se entender se a língua materna dos aprendentes representa um obstáculo efectivo à aquisição da língua espanhola. Desta forma, e desde de um olhar assente na linguística aplicada, destacar-se-á uma temática Importante para o docente de Espanhol (Língua Estrangeira), área que poderá permitir ao docente prever possíveis obstáculos e levar à construção de instrumentos adequados para colmatar dificuldades de aprendizagem e garantir o sucesso.
id RCAP_36c955c9ce2e589176814bfd8177deca
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrerPrática educativaLinguística aplicadaInterlínguaEspanhol língua estrangeiraEducational practiceApplied linguisticsSpanish as a foreign languageInterlanguageRelatório final de estágio submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e espanhol no ensino básico. O presente Relatório, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, representa a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, mais concretamente da Prática Educativa I (1.º ciclo), II e III (3.º ciclo). Com este documento, indicar-se-á o caminho percorrido, destacando momentos chave desta introdução à prática docente, e reflectindo sobre o impacto dos documentos nacionais e internacionais na hora de operacionalizar as devidas regências. Como tema, o relatório explora interferências linguísticas identificadas nas produções escritas de alunos de Espanhol de nível I (7.º ano) e nível III (9.º ano), ou seja em início e fim de ciclo. Com o estudo das produções escritas, ambiciona-se entender se a língua materna dos aprendentes representa um obstáculo efectivo à aquisição da língua espanhola. Desta forma, e desde de um olhar assente na linguística aplicada, destacar-se-á uma temática Importante para o docente de Espanhol (Língua Estrangeira), área que poderá permitir ao docente prever possíveis obstáculos e levar à construção de instrumentos adequados para colmatar dificuldades de aprendizagem e garantir o sucesso.This report, presented in the School of Education of Porto’s polytechnic, aims to sum up the work developed throughout the Master’s Course in English and French or Spanish education, specifically the work developed for Educational Practice I, II and III. With this document I will highlight key moments of my practice and reflect on the impact National and International documents had throughout the preparation and delivery of my lessons. Additionally, this report will also focus on linguistic interferences present in level 1 (7th grade) and level 3 (9th grade) written work. By studying the work of Spanish students, I will attempt to understand if the student’s L1 offers an actual obstacle throughout the acquisition of the Spanish language. Through applied linguistics I will highlight an important subject for the Spanish teacher, subject that may allow the teacher to predict difficulties and lead to the development of materials that will help the student overcome their difficulties and achieve success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAlmeida, Isabel Maria Maia Brites deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Carlos Júlio Lindade2013-11-15T12:25:46Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2856TID:202454819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:51.415490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
title A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
spellingShingle A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
Rodrigues, Carlos Júlio Lindade
Prática educativa
Linguística aplicada
Interlíngua
Espanhol língua estrangeira
Educational practice
Applied linguistics
Spanish as a foreign language
Interlanguage
title_short A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
title_full A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
title_fullStr A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
title_full_unstemmed A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
title_sort A interferência linguística na aquisição da língua espanhola na 3.º ciclo do ensino básico: erros frequentes e caminhos a percorrer
author Rodrigues, Carlos Júlio Lindade
author_facet Rodrigues, Carlos Júlio Lindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Isabel Maria Maia Brites de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Júlio Lindade
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Linguística aplicada
Interlíngua
Espanhol língua estrangeira
Educational practice
Applied linguistics
Spanish as a foreign language
Interlanguage
topic Prática educativa
Linguística aplicada
Interlíngua
Espanhol língua estrangeira
Educational practice
Applied linguistics
Spanish as a foreign language
Interlanguage
description Relatório final de estágio submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em ensino de inglês e espanhol no ensino básico. O presente Relatório, apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, representa a súmula do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol no Ensino Básico, mais concretamente da Prática Educativa I (1.º ciclo), II e III (3.º ciclo). Com este documento, indicar-se-á o caminho percorrido, destacando momentos chave desta introdução à prática docente, e reflectindo sobre o impacto dos documentos nacionais e internacionais na hora de operacionalizar as devidas regências. Como tema, o relatório explora interferências linguísticas identificadas nas produções escritas de alunos de Espanhol de nível I (7.º ano) e nível III (9.º ano), ou seja em início e fim de ciclo. Com o estudo das produções escritas, ambiciona-se entender se a língua materna dos aprendentes representa um obstáculo efectivo à aquisição da língua espanhola. Desta forma, e desde de um olhar assente na linguística aplicada, destacar-se-á uma temática Importante para o docente de Espanhol (Língua Estrangeira), área que poderá permitir ao docente prever possíveis obstáculos e levar à construção de instrumentos adequados para colmatar dificuldades de aprendizagem e garantir o sucesso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-15T12:25:46Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2856
TID:202454819
url http://hdl.handle.net/10400.22/2856
identifier_str_mv TID:202454819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131333901942784