Gestão de ativos infraestruturais – análise multicritério para priorizar investimentos nas condutas adutoras do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espanha, Adriana Filipa Gago
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17420
Resumo: Em Portugal, na década de 90 e na primeira década do século XXI foi o período onde se verificou um grande ciclo de investimentos em infraestruturação de sistemas de abastecimento de água e de recolha e transporte de água residual. Este período coincidiu com a empresarialização do setor da água, ou seja, a criação dos sistemas multimunicipais, concessionados a Sociedades do setor empresarial do estado e com a integração do país na Comunidade Europeia. Estas Sociedades contribuíram grandemente para equilibrar as dissimetrias verificadas entre regiões do país. Atualmente constata-se uma mudança de paradigma na gestão das infraestruturas construídas, passando para o ciclo de rentabilização e manutenção. A partir da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, relativo ao regime dos serviços municipais de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, foi estipulado que todas as entidades gestoras, que sirvam mais de 30 mil habitantes, devem promover e manter um sistema de gestão patrimonial de infraestruturas. Assim, a temática da gestão de ativos começou a merecer uma atenção cada vez maior. No presente trabalho deu-se enfâse ao estudo e aplicação de uma metodologia de análise de risco (baseada na análise dos modos de falha e efeitos), conducente à seleção e priorização dos troços de conduta a intervencionar no sistema de abastecimento de água do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve. Os resultados obtidos servirão de apoio à tomada de decisão e subsequentemente será produzido um plano de investimentos que fará parte do processo de orçamento e projeto tarifário quinquenal da empresa. Para este efeito foram estudados e selecionados 6 critérios, atribuindo diferentes pesos, consoante a sua importância, obtendo um índice de avaliação para cada troço de conduta. Este índice quanto maior for o seu valor mais penalizador será para a conduta e ditará a prioridade de intervenção. Após efetuar a ordenação desses índices serão identificadas as prioridades de atuação, por forma a maximizar o desempenho do sistema, minimizando os custos e os riscos. Desta forma, este trabalho será um contributo considerável na abordagem da gestão das condutas do sistema, tendo presente a alocação adequada dos recursos financeiros e também corresponder às exigências da entidade reguladora.
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Atualmente constata-se uma mudança de paradigma na gestão das infraestruturas construídas, passando para o ciclo de rentabilização e manutenção. A partir da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, relativo ao regime dos serviços municipais de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, foi estipulado que todas as entidades gestoras, que sirvam mais de 30 mil habitantes, devem promover e manter um sistema de gestão patrimonial de infraestruturas. Assim, a temática da gestão de ativos começou a merecer uma atenção cada vez maior. No presente trabalho deu-se enfâse ao estudo e aplicação de uma metodologia de análise de risco (baseada na análise dos modos de falha e efeitos), conducente à seleção e priorização dos troços de conduta a intervencionar no sistema de abastecimento de água do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve. Os resultados obtidos servirão de apoio à tomada de decisão e subsequentemente será produzido um plano de investimentos que fará parte do processo de orçamento e projeto tarifário quinquenal da empresa. Para este efeito foram estudados e selecionados 6 critérios, atribuindo diferentes pesos, consoante a sua importância, obtendo um índice de avaliação para cada troço de conduta. Este índice quanto maior for o seu valor mais penalizador será para a conduta e ditará a prioridade de intervenção. Após efetuar a ordenação desses índices serão identificadas as prioridades de atuação, por forma a maximizar o desempenho do sistema, minimizando os custos e os riscos. Desta forma, este trabalho será um contributo considerável na abordagem da gestão das condutas do sistema, tendo presente a alocação adequada dos recursos financeiros e também corresponder às exigências da entidade reguladora.In Portugal, in the 90’s and in the first decade of XXI century there was a major cycle of investments in systems for water supply and for collecting and conveying wastewater. This period corresponded with the corporatization of the water sector, i.e., the creation of multimunicipals systems, licensed to State corporate societies and with the country integration in the European Community. This societies contribute largely to balance the dissymmetry verified along the country regions. Currently, it is possible to verify a paradigm shift in the management of the built infrastructures, moving on to the monetization and maintenance cycle. From the approval of the Law decree nº 194/2009, 20 August, related to municipal water supply management, wastewater sanitation and urban waste management, it was stipulated that all water utilities, with more than 30 thousand inhabitants, should promote and maintain an infrastructure asset management system. Therefore, the topic of asset management started to receive more and more attention. In the present work, emphasis was placed on the study and application of a risk analysis (based on the failure mode and effects analysis), leading to the selection and prioritization of the sections to intervene in the water supply system of the Multi-municipal System of Water Supply and Sanitation of Algarve. The obtained results will serve to support decision making and subsequently it will be produced an investment plan to be part of the company's five-year budget and tariff project process. For this purpose, 6 criteria were study and selected, assigning different weights, depending on their importance, obtaining an evaluation index for each section of conduct. This index, the higher its value, the more penalizing it will be for the pipes and will dictate the priority of intervention. After the ordering of these indexes the performance priorities will be identified to maximize the performance of the system, minimizing costs and risks. Thus, this work will make a considerable contribution in the approach to the management of the system piping, regarding the allocation of financial resources and meeting the requirements of regulatory authority.Silva, Carlos Otero Águas daOliveira, Miguel JoséSapientiaEspanha, Adriana Filipa Gago2022-01-03T18:05:20Z2021-05-102021-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17420TID:202807223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:24.395759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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