Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34683 |
Resumo: | Este artigo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional. |
id |
RCAP_36d5d3e38e003c94e0afe7ef06c65164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYAEnsino Superior; Qualidade; A3ES; ISPGAYA.Este artigo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional.ISPGAYARepositório ComumMorais, José CarlosNeves, NelsonSá, Susana2021-01-12T19:00:46Z2020-12-312020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34683porMorais, J.C., Neves, N. & Sá, S. (2020). Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 137-161-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:38.390295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
title |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
spellingShingle |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA Morais, José Carlos Ensino Superior; Qualidade; A3ES; ISPGAYA. |
title_short |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
title_full |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
title_fullStr |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
title_full_unstemmed |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
title_sort |
Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA |
author |
Morais, José Carlos |
author_facet |
Morais, José Carlos Neves, Nelson Sá, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Nelson Sá, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, José Carlos Neves, Nelson Sá, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior; Qualidade; A3ES; ISPGAYA. |
topic |
Ensino Superior; Qualidade; A3ES; ISPGAYA. |
description |
Este artigo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 2020-12-31T00:00:00Z 2021-01-12T19:00:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34683 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, J.C., Neves, N. & Sá, S. (2020). Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYA. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 137-161- |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137238940909568 |