A procura e a oferta no mercado de luxo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Adelaide Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27139
Resumo: O conceito de luxo está associado a uma tradição com marcas que são marcos na história e que são ambicionadas por muitos, mas a noção de luxo e do que se procura numa marca de luxo nem sempre é linear, vai além da compra. O presente estudo relaciona os mercados de bens de luxo com o seu funcionamento na ótica do consumidor. Pretende-se chegar a conclusões do que justifica a compra destes bens por parte dos possíveis consumidores, quais os determinantes e as características relevantes para a atração de possíveis clientes. Ou seja, é necessário entender o comportamento dos mercados do lado da procura e oferta, percebendo a dinâmica de variáveis. De forma a recolher dados, foram usados dois métodos. O método primário passa por um estudo quantitativo (questionários a possíveis consumidores de produtos de luxo em Portugal) e, como complemento à perceção do mercado, um estudo qualitativo (entrevistas feitas a profissionais da área). O contributo empírico pretende dar resposta, além do estudo teórico presente na revisão de literatura, às minhas questões de investigação e definir de forma alinhada com o tema, o comportamento dos consumidores. No final desta dissertação chegámos à conclusão de que são cada vez mais valorizadas determinantes intangíveis e ligados a questões pessoais nos bens de luxo. O mercado de luxo adaptou-se e a aposta em novas formas de captar consumidores e de valorizar as marcas de luxo mudaram.
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