A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Bianca Santana de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pires, Delmina, Souza, William Kennedy do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19180
Resumo: Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.
id RCAP_372b3a54f9629ffd5671200994a67391
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalThe perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and PortugalEducação científicaPerspetiva CTSALivros didáticos de ciênciasBrasilPortugalNum mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.In a world in which science/technology have an increasing impact/ influence, the presence of citizens able to deal with such a development is necessary. The STSE (Science, Technology, Society and Environment) perspective of science teaching values the interconnection of all these concepts and promotes a contextualized scientific education. This allows students to enact their skills in their daily lives. Since this approach has been considered successful when regarding teaching highlighted by scientific education it remains fundamental to include it in the educational process, mainly in textbooks. We hereby present a study focused on the analysis of 6th grade didactic books in science, one Brazilian and the other Portuguese with the purpose of finding STSE contents and activities. A content analysis was carried out using a previously designed evaluation instrument. The results show STSE approaches (information provided and proposed activities) in both, however there is a higher number of occurrences in the Brazilian textbook.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSouza, Carla Bianca Santana dePires, DelminaSouza, William Kennedy do Amaral2019-03-20T15:47:34Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19180porSouza, Carla Bianca Santana de; Pires, Delmina; Souza, William Kennedy do Amaral (2018). A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal = The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 10:2, p. 1-171645-477410.34620/eduser.v10i2.112info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:32.949351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal
title A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
spellingShingle A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Souza, Carla Bianca Santana de
Educação científica
Perspetiva CTSA
Livros didáticos de ciências
Brasil
Portugal
title_short A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_full A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_fullStr A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
title_sort A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
author Souza, Carla Bianca Santana de
author_facet Souza, Carla Bianca Santana de
Pires, Delmina
Souza, William Kennedy do Amaral
author_role author
author2 Pires, Delmina
Souza, William Kennedy do Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Bianca Santana de
Pires, Delmina
Souza, William Kennedy do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Perspetiva CTSA
Livros didáticos de ciências
Brasil
Portugal
topic Educação científica
Perspetiva CTSA
Livros didáticos de ciências
Brasil
Portugal
description Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-20T15:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19180
url http://hdl.handle.net/10198/19180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, Carla Bianca Santana de; Pires, Delmina; Souza, William Kennedy do Amaral (2018). A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal = The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 10:2, p. 1-17
1645-4774
10.34620/eduser.v10i2.112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135357706436608