A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19180 |
Resumo: | Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro. |
id |
RCAP_372b3a54f9629ffd5671200994a67391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalThe perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and PortugalEducação científicaPerspetiva CTSALivros didáticos de ciênciasBrasilPortugalNum mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro.In a world in which science/technology have an increasing impact/ influence, the presence of citizens able to deal with such a development is necessary. The STSE (Science, Technology, Society and Environment) perspective of science teaching values the interconnection of all these concepts and promotes a contextualized scientific education. This allows students to enact their skills in their daily lives. Since this approach has been considered successful when regarding teaching highlighted by scientific education it remains fundamental to include it in the educational process, mainly in textbooks. We hereby present a study focused on the analysis of 6th grade didactic books in science, one Brazilian and the other Portuguese with the purpose of finding STSE contents and activities. A content analysis was carried out using a previously designed evaluation instrument. The results show STSE approaches (information provided and proposed activities) in both, however there is a higher number of occurrences in the Brazilian textbook.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSouza, Carla Bianca Santana dePires, DelminaSouza, William Kennedy do Amaral2019-03-20T15:47:34Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19180porSouza, Carla Bianca Santana de; Pires, Delmina; Souza, William Kennedy do Amaral (2018). A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal = The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 10:2, p. 1-171645-477410.34620/eduser.v10i2.112info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:32.949351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal |
title |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Souza, Carla Bianca Santana de Educação científica Perspetiva CTSA Livros didáticos de ciências Brasil Portugal |
title_short |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_sort |
A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
author |
Souza, Carla Bianca Santana de |
author_facet |
Souza, Carla Bianca Santana de Pires, Delmina Souza, William Kennedy do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Delmina Souza, William Kennedy do Amaral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carla Bianca Santana de Pires, Delmina Souza, William Kennedy do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica Perspetiva CTSA Livros didáticos de ciências Brasil Portugal |
topic |
Educação científica Perspetiva CTSA Livros didáticos de ciências Brasil Portugal |
description |
Num mundo em que a ciência/tecnologia têm cada vez mais impacto/influência, torna-se necessário a formação de cidadãos aptos a lidar com tal desenvolvimento. A perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) de ensino das ciências, ao valorizar a interligação ciência/tecnologia/sociedade/ambiente, pode promover uma educação científica contextualizada, que possibilite aos alunos as competências para agir no quotidiano. Pelo fato desta perspetiva se ter vindo a fundamentar como uma abordagem de sucesso no ensino e um enfoque importante na educação científica, é imprescindível que seja considerada no processo educativo, principalmente, nos livros didáticos. Apresenta-se um estudo centrado na análise de livros didáticos de ciências, um brasileiro e outro português, 6.º ano, com o objetivo de identificar conteúdos/atividades CTSA. Efetuou-se uma análise de conteúdo, com base num instrumento de análise previamente concebido, e os resultados mostram abordagens CTSA (informação facultada, e atividades propostas), evidenciando-se uma maior presença de episódios indicadores no livro brasileiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-20T15:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19180 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Souza, Carla Bianca Santana de; Pires, Delmina; Souza, William Kennedy do Amaral (2018). A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal = The perspective STSA in school textbooks of sciences: a comparative study between Brazil and Portugal. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 10:2, p. 1-17 1645-4774 10.34620/eduser.v10i2.112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135357706436608 |