Efeitos de uma intervenção psicomotora em competências socioemocionais e cognitivas de crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Restolho, Soraia Patrícia Pataco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23201
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção psicomotora nas competências socioemocionais e cognitivas de um grupo de pré-adolescentes, especificamente na regulação emocional, relações interpessoais, autoconceito, autoestima e atenção/concentração. A amostra integrou 32 participantes (10-12 anos), na sua maioria (53.1%) do sexo feminino. Quinze participantes (grupo experimental) participaram na intervenção psicomotora durante 11 semanas, com frequência bissemanal. Durante o mesmo período, os restantes 17 participantes (grupo de controlo) mantiveram a sua rotina habitual. As sessões foram constituídas por atividades de cooperação, competição, assertividade e/ou roleplaying, com um momento final de relaxação (Método Relaxação Activa na Escola de Samy Boski). Foram encontrados diversos resultados estatisticamente significativos na análise intra- e entre-grupos nas variáveis relacionadas com a regulação emocional, relação com os pares, autoconceito e autoestima e atenção, demostrando um efeito positivo da intervenção psicomotora. Conclui-se que a intervenção psicomotora pode ser uma mais valia na promoção de competências socioemocionais e cognitivas em jovens pré-adolescentes; Effects of psychomotor intervention in socio-emotional and cognitive skills of school-age children Abstract: This study had the purpose to investigate the effects of a psychomotor practice on socio-emotional and cognitive competences of a preadolescents group. Specifically, on emotional regulation, interpersonal relations, self-concept, self-esteem and attention/ concentration. The sample was composed of 32 participants (10-12 years), mostly female (53.1%). Fifteen participants (experimental group) participated in a Psychomotricity program for the 11 weeks, with two sessions per week. During the same period, the remaining 17 participants (control group) maintained their usual routine. The sessions were constituted by activities of cooperation, competition, assertiveness and / or roleplaying, with a final moment of relaxation (Method Active Relaxation at the School of Samy Boski). Were found statistically significant results in intra and intergroup analyzes in the variables related to the emotional regulation, relation with the pairs, self-concept, self-esteem and attetion demonstrating a positive effect of psychomotor intervention. It can be concluded that psychomotor practice can be an asset in the promotion of socio-emotional and cognitive competences.
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