O Agrupamento de Escolas de Marrazes e a Interven??o do Programa Territ?rio Educativo de Interven??o Priorit?ria: o trabalho do assistente social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Maria Jo?o Mour?o Rosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Alcina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/529
Resumo: Este trabalho estuda a interven??o do servi?o social na educa??o, com o objetivo de analisar a rela??o deste servi?o com o programa Territ?rios de Educa??o de Interven??o Priorit?ria (TEIP). Foi levado a cabo no territ?rio que diz respeito ao Agrupamento de Escolas de Marrazes, situado no distrito de Leiria. A popula??o Incide sobre toda a popula??o escolar e toda a sua multiculturalidade, a qual caracteriza este territ?rio. Para realizar esta an?lise, recorreu-se a leituras explorat?rias, nomeadamente a documentos realizados no ?mbito do desenvolvimento do programa TEIP, disserta??es de mestrado, que ora estudam as problem?ticas principais, aqui tamb?m trabalhadas, que s?o: abandono, absentismo e insucesso escolar, ora abordam a avalia??o do programa j? referido. Foram ainda realizadas leituras na ?rea da pr?tica do servi?o social, bem como se recorreu a bibliografia relacionada com as problem?ticas em estudo, na ?rea da sociologia, cujo contributo foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. Igualmente importantes foram os dados recolhidos no Agrupamento de Escolas de Marrazes. Foram apontados os constrangimentos ao exerc?cio do servi?o social, nomeadamente o conflito entre a pr?tica do assistente social e as a??es do programa, a precariedade do profissional em meio escolar, a fragmenta??o do mesmo entre v?rios servi?os/fun??es, bem como as potencialidades do assistente social em meio escolar, que indicam que o trabalhador pode ir mais al?m do que as a??es planificadas pelo programa, com resultados a longo prazo muito mais satisfat?rios. Por fim, conclui-se que os problemas que as escolas TEIP apresentam n?o s?o sazonais, pois requerem uma interven??o cont?nua e estruturada que n?o se coaduna com o que ? hoje a realidade: t?cnicos superiores contratados todos os anos, com v?nculo laboral prec?rio, que s?o recrutados depois de iniciado o ano letivo, exercendo a sua atividade por solicita??o. / This work is focused in the intervention of social work in education, in order to analyse the relation between the programme ?Territ?rios de Educa??o de Interven??o Priorit?ria - TEIP? (Education Areas of Priority Interference) and social work. This project was centred in the area of Agrupamento de Escolas de Marrazes, in the district of Leiria. It is focused on the the whole school population as well as its multiculturalism, which is an important issue of this school. To do this analysis we have read several documents, namely some related to the development of the TEIP programme, and masters courses? dissertations, which study the main problems focused on this work, that are dropout, absenteeism and academic failure as well as the evaluation of this programme. We also read documents about social work and sociology, which contribution was essential towards the completion of this work. Equal in importance were the data collected in Agrupamento de Escolas de Marrazes. Some difficulties in the exercise of social work have been pointed out, namely the conflict between the social worker practice and the actions of the programme, the insecurity of this worker in school environment, his fragmentation among different services/jobs as well as the social worker potential inside the school, which has not been used efficiently enough in order to lead to much more satisfactory long term results than the actions of this programme. In conclusion, the problems that TEIP schools present are not seasonal; they require a structured and continuous intervention, differently of what is happening: yearly designated higher education staff, with poor labour rights, who are employed after the beginning of the school year, and working on request.
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