Impression management e o desempenho organizacional: o caso português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8810 |
Resumo: | O estudo pretende avaliar o impacte do desempenho organizacional na adopção de estratégias de impression management. O estudo apresenta uma análise de conteúdo de 45 cartas do Presidente do Conselho de Administração, contidas nos relatórios e contas anuais de 2010, das empresas Portuguesas não financeiras. Os resultados indicam que o desempenho organizacional não influencia a adoção de estratégias de impression management. Consistente com a teoria psicológica social de impression management, as empresas de maior dimensão tendem a apresentar uma imagem corporativa mais favorecida, contudo consistente com a restante informação contida no relatório e contas anual. Estas empresas apresentam um maior nível de verbosidade, consistente com o argumento da racionalidade retrospetiva. |
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Impression management e o desempenho organizacional: o caso portuguêsGestão de empresasPsicologia socialEmpresas - Estudos de caso - PortugalO estudo pretende avaliar o impacte do desempenho organizacional na adopção de estratégias de impression management. O estudo apresenta uma análise de conteúdo de 45 cartas do Presidente do Conselho de Administração, contidas nos relatórios e contas anuais de 2010, das empresas Portuguesas não financeiras. Os resultados indicam que o desempenho organizacional não influencia a adoção de estratégias de impression management. Consistente com a teoria psicológica social de impression management, as empresas de maior dimensão tendem a apresentar uma imagem corporativa mais favorecida, contudo consistente com a restante informação contida no relatório e contas anual. Estas empresas apresentam um maior nível de verbosidade, consistente com o argumento da racionalidade retrospetiva.This study assesses the influence of performance in the adoption of impression management strategies. The study conducts a content analysis of a sample of 45 chairman’s statements, included in the annual reports for 2010 Portuguese companies in the non-finance sector. Findings indicate that performance does not explain impression management. Consistent with social psychology theory of impression management, larger companies present a favourable image of the firm, however consistent with an overall reading of the annual report. These companies are more verbose, consistent with the retrospective sense-making argument.Universidade de Aveiro2012-07-23T17:51:47Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8810porBorges, Maria de Fátima Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:50Zoai:ria.ua.pt:10773/8810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:46.994884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo pretende avaliar o impacte do desempenho organizacional na adopção de estratégias de impression management. O estudo apresenta uma análise de conteúdo de 45 cartas do Presidente do Conselho de Administração, contidas nos relatórios e contas anuais de 2010, das empresas Portuguesas não financeiras. Os resultados indicam que o desempenho organizacional não influencia a adoção de estratégias de impression management. Consistente com a teoria psicológica social de impression management, as empresas de maior dimensão tendem a apresentar uma imagem corporativa mais favorecida, contudo consistente com a restante informação contida no relatório e contas anual. Estas empresas apresentam um maior nível de verbosidade, consistente com o argumento da racionalidade retrospetiva. |
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