Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14191 |
Resumo: | Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. |
id |
RCAP_38ae6a2a63e520379a10b3cc5f3f5e3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de ÉvoraTransversalidadeLiteracia em leituraCompreensão na leituraEstratégias de leituraAvaliação da leituraAprendizagem significativaTransversalReading literacyReading comprehensionReading strategiesReading evaluationSignificant learningPartindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.Universidade de Évora2015-04-22T16:52:56Z2015-04-222011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14191http://hdl.handle.net/10174/14191porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Guerreiro, Ana Cristina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.115189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
title |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
spellingShingle |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora Guerreiro, Ana Cristina Marques Transversalidade Literacia em leitura Compreensão na leitura Estratégias de leitura Avaliação da leitura Aprendizagem significativa Transversal Reading literacy Reading comprehension Reading strategies Reading evaluation Significant learning |
title_short |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
title_full |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
title_fullStr |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
title_sort |
Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora |
author |
Guerreiro, Ana Cristina Marques |
author_facet |
Guerreiro, Ana Cristina Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Ana Cristina Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transversalidade Literacia em leitura Compreensão na leitura Estratégias de leitura Avaliação da leitura Aprendizagem significativa Transversal Reading literacy Reading comprehension Reading strategies Reading evaluation Significant learning |
topic |
Transversalidade Literacia em leitura Compreensão na leitura Estratégias de leitura Avaliação da leitura Aprendizagem significativa Transversal Reading literacy Reading comprehension Reading strategies Reading evaluation Significant learning |
description |
Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-04-22T16:52:56Z 2015-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14191 http://hdl.handle.net/10174/14191 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558853390336 |