Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Ana Cristina Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14191
Resumo: Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
id RCAP_38ae6a2a63e520379a10b3cc5f3f5e3a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de ÉvoraTransversalidadeLiteracia em leituraCompreensão na leituraEstratégias de leituraAvaliação da leituraAprendizagem significativaTransversalReading literacyReading comprehensionReading strategiesReading evaluationSignificant learningPartindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.Universidade de Évora2015-04-22T16:52:56Z2015-04-222011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14191http://hdl.handle.net/10174/14191porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Guerreiro, Ana Cristina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.115189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
title Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
spellingShingle Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
Guerreiro, Ana Cristina Marques
Transversalidade
Literacia em leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Aprendizagem significativa
Transversal
Reading literacy
Reading comprehension
Reading strategies
Reading evaluation
Significant learning
title_short Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
title_full Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
title_fullStr Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
title_full_unstemmed Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
title_sort Estratégias de leitura, estratégias de sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora
author Guerreiro, Ana Cristina Marques
author_facet Guerreiro, Ana Cristina Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Ana Cristina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Transversalidade
Literacia em leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Aprendizagem significativa
Transversal
Reading literacy
Reading comprehension
Reading strategies
Reading evaluation
Significant learning
topic Transversalidade
Literacia em leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Aprendizagem significativa
Transversal
Reading literacy
Reading comprehension
Reading strategies
Reading evaluation
Significant learning
description Partindo de resultados de estudos que apontam para domínio pouco consistente da língua materna por parte dos estudantes do 3.º ciclo e incidindo nas representações de alunos de 9.º ano sobre práticas e estratégias de leitura mais utilizadas, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos no domínio da compreensão da leitura, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. Este estudo centrou-se no processo de ensino e de aprendizagem da compreensão na leitura e pretendeu investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspectiva transversal, era susceptível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo, igualmente, para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano, além de análise documental do Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 e do manual adoptado. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão da leitura, o que, possivelmente, se reflectiu nos resultados pouco satisfatórios dos alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010; ABSTRACT:Starting from the results in studies, that pointed to a certain malfunction in what concerns the poor domain of the mother language by the pupils of the third cycle of the basic school system, and aiming at the pupils of the 9th grade representations about the most used practices and reading strategies, the present investigation tried to contribute to the understanding of pupil’ performance in the domain of reading comprehension, being evident at the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. This study has its focus at the teaching learning process of reading comprehension and wanted to investigate in what measure the use of reading strategies, in a transversal line, was able to promote in the pupils a more significant learning, helping and supporting, at the same time, for the formation of a more competent reader. To make real this intention, the empiric study has developed itself through a survey to the pupils, besides analysing the documents related to the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010 and to the workbook of Portuguese language chosen to the 9th grade. The results seem to point to a moderate valorisation of reading on behalf of the pupils, as well as for the incipient practises of teaching reading comprehension, what possibly has reflected itself in the less satisfactory results of pupils in the Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-04-22T16:52:56Z
2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14191
http://hdl.handle.net/10174/14191
url http://hdl.handle.net/10174/14191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558853390336