A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018
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Publication Date: | 2020 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.6/11099 |
Summary: | Buscando compreender o papel das novas mídias nas democracias modernas, este artigo debate as consequências do ativismo digital, através da proliferação de fake news, usando como estudo de caso as eleições brasileiras de 2018. Metodologicamente, primeiro realizámos uma contextualização bibliográfica sobre mídias digitais, ciberativismo e fake news. Posteriormente entrámos na parte empírica deste estudo, na qual explorámos o alcance de fake news selecionadas por sua relevância no âmbito das eleições de 2018. Para executar o estudo, utilizámos as ferramentas de análise de dados Google Trends e Buzzsumo. A partir do estudo empírico, essa pesquisa buscou responder a três perguntas: (1) Quando as fake news selecionadas obtiveram o primeiro pico de busca no Google?; (2) Quando alcançaram maior repercussão no Google?; e (3) Qual foi o alcance delas no Facebook e no Twitter? A temática estudada é importante por abordar o alcance das fake news na opinião pública, podendo estas ter sido ou não um diferencial no resultado da eleição. Como conclusão, identificámos o crescimento da busca pelos assuntos relacionados com as fake news analisadas conforme eles eram mencionados na campanha presidencial e principalmente no dia da eleição, quando essas mensagens poderiam ter um papel fundamental na escolha do voto. |
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A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018Mídias digitaisCiberativismoFake newsEleições - BrasilBuscando compreender o papel das novas mídias nas democracias modernas, este artigo debate as consequências do ativismo digital, através da proliferação de fake news, usando como estudo de caso as eleições brasileiras de 2018. Metodologicamente, primeiro realizámos uma contextualização bibliográfica sobre mídias digitais, ciberativismo e fake news. Posteriormente entrámos na parte empírica deste estudo, na qual explorámos o alcance de fake news selecionadas por sua relevância no âmbito das eleições de 2018. Para executar o estudo, utilizámos as ferramentas de análise de dados Google Trends e Buzzsumo. A partir do estudo empírico, essa pesquisa buscou responder a três perguntas: (1) Quando as fake news selecionadas obtiveram o primeiro pico de busca no Google?; (2) Quando alcançaram maior repercussão no Google?; e (3) Qual foi o alcance delas no Facebook e no Twitter? A temática estudada é importante por abordar o alcance das fake news na opinião pública, podendo estas ter sido ou não um diferencial no resultado da eleição. Como conclusão, identificámos o crescimento da busca pelos assuntos relacionados com as fake news analisadas conforme eles eram mencionados na campanha presidencial e principalmente no dia da eleição, quando essas mensagens poderiam ter um papel fundamental na escolha do voto.Seeking to understand the role of the new media in modern democracies, this article discusses the consequences of digital activism, through the proliferation of fake news, using the 2018 Brazilian elections as a case study. Methodologically, we first performed a bibliographic contextualization about media cyberactivism and fake news. Subsequently, we entered the empirical part of this study, in which we explored the scope of fake news selected for its relevance in the 2018 Brazilian elections. To perform the study, we used the data analysis tools Google Trends and Buzzsumo. Based on the empirical study, this research seeks to answer three questions: (1) When did the selected fake news obtain the first search peak on Google?; (2) When did they achieve greater repercussion on Google?; and (3) What was their reach on Facebook and Twitter? The theme studied is important because it addresses the reach of fake news in the public opinion, which may or may not have been a differential in the election result. In conclusion, we identified the growth in the search for subjects related to the fake news analyzed as they were mentioned in the presidential campaign and mainly on election day when these messages could have a fundamental role in the choice of vote.Escola Superior de Comunicação SocialuBibliorumJardelino, FábioCavalcanti, DaviToniolo, Bianca2021-02-08T14:04:40Z2020-06-172020-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11099por2183-226910.4000/cp.7438info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T02:30:59ZPortal AgregadorONG |
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