A brincadeira livre na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6057 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre as conceções dos educadores de infância em relação à brincadeira livre. O mesmo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas da Prática Pedagógica e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada, enunciam-se expetativas, dificuldades sentidas, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como algumas estratégias utilizadas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e interpretativo, com o objetivo principal de conhecer as conceções dos educadores de infância relativamente à brincadeira livre e sua influência na prática pedagógica dos profissionais. Este estudo permitiu compreender que os profissionais participantes encaram a brincadeira livre como uma atividade essencial no quotidiano das crianças, que permite que estas se desenvolvam física, social, emocional e cognitivamente. |
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