Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Junqueira de Souza, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7116
Resumo: Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.
id RCAP_3988cdb81cd1566af8fa45b64bd148c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.LeituraEscolaPolíticas públicas de leituraFormação de professoresNeste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.2013-01-08T11:48:29Z2013-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7116http://hdl.handle.net/10174/7116porPolíticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-3790101-465Xhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11771/8394apb@uevora.ptrecellij@gmail.com229Balça, ÂngelaJunqueira de Souza, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:43.960248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
title Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
spellingShingle Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
Balça, Ângela
Leitura
Escola
Políticas públicas de leitura
Formação de professores
title_short Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
title_full Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
title_fullStr Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
title_full_unstemmed Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
title_sort Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Junqueira de Souza, Renata
author_role author
author2 Junqueira de Souza, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Junqueira de Souza, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escola
Políticas públicas de leitura
Formação de professores
topic Leitura
Escola
Políticas públicas de leitura
Formação de professores
description Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-08T11:48:29Z
2013-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7116
http://hdl.handle.net/10174/7116
url http://hdl.handle.net/10174/7116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-379
0101-465X
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11771/8394
apb@uevora.pt
recellij@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136500697268224