A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6490
Resumo: Pretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais
id RCAP_39e114f354dbdf87b63c9a97617537ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idososCompetência digitalIdososInfoexclusãoInfoinclusãoLiteracia digitalDigital competenciesDigital literacyElderleyInfoexclusionInfoinclusionPretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentaisThe aim of this article is to present an overview of the main initiatives of the European Union and the national initiatives concerning the process leading to the submission of proposals related to digital literacy and digital skills as a way to promote the competitiveness of each country. Then we proceed to a critical and reflexive analysis about the concept or concepts underlying what is understood as digital literacy and digital competences through the confrontation of perspectives of various authors. Following this discussion, an approach is done in relation to the problems that arise from being info-included and info-excluded, with a particular focus on older adults, since they represent citizens with the lowest rates of access and use of digital technologies. The finding of the so-called digital divides entails a potential social exclusion with all the inherent consequences. However, it is also discussed the fact that we may be faced with a new digital divide that can be intergenerational or intragenerational because, from the reflection made, the clear notion emerges that digital literacy and associated digital competences are only present if there is a critical attitude and the use and mobilization of digital technologies instead of more functional or instrumental aspects.Laboratório de Educação a Distância e eLearningRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, Henrique2019-04-23T09:27:43Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6490porGIL, Henrique (2019) - A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1, p. 79-96.2182-4967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:09.176860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
title A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
spellingShingle A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
Gil, Henrique
Competência digital
Idosos
Infoexclusão
Infoinclusão
Literacia digital
Digital competencies
Digital literacy
Elderley
Infoexclusion
Infoinclusion
title_short A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
title_full A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
title_fullStr A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
title_full_unstemmed A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
title_sort A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Competência digital
Idosos
Infoexclusão
Infoinclusão
Literacia digital
Digital competencies
Digital literacy
Elderley
Infoexclusion
Infoinclusion
topic Competência digital
Idosos
Infoexclusão
Infoinclusão
Literacia digital
Digital competencies
Digital literacy
Elderley
Infoexclusion
Infoinclusion
description Pretende-se com este artigo fazer um levantamento, como enquadramento introdutório, na atual sociedade digital, das principais iniciativas da União Europeia e iniciativas nacionais relativamente ao processo que levou à apresentação de propostas associadas à literacia digital e às competências digitais como forma de promover a competitividade de cada país. Seguidamente, passa-se para uma análise crítica e reflexiva acerca do conceito ou dos conceitos subjacentes ao que é entendido como literacia digital e competências digitais através do confronto de perspetivas de diversos autores. Na sequência desta discussão, faz-se uma abordagem à problemática que advém de se ser infoincluído e infoexcluído, com um particular foco nos adultos mais idosos, dado que estes representam os cidadãos com as menores taxas de acesso e de utilização das tecnologias digitais. A constatação da designada fratura digital acarreta consigo uma potencial exclusão social com todas as consequências inerentes. Contudo, é discutido ainda o facto de podermos estar perante uma nova fratura digital que pode ser intergeracional ou intrageracional porque emerge a noção clara de que a literacia digital e as competências digitais associadas só estão presentes se houver uma atitude crítica e reflexiva na utilização e mobilização das tecnologias digitais em detrimento de aspetos mais funcionais ou instrumentais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23T09:27:43Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6490
url http://hdl.handle.net/10400.11/6490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique (2019) - A literacia digital e as competências digitais para a infoinclusão : por uma inclusão digital e social dos mais idosos. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1, p. 79-96.
2182-4967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Educação a Distância e eLearning
publisher.none.fl_str_mv Laboratório de Educação a Distância e eLearning
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833644158976