Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12786
Resumo: No âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas.
id RCAP_3a12b4c6013ab84803ec6495d0c21617
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de casoEducação EspecialCurriculos AlternativosNecessidades Educativas EspeciaisCrianças DeficientesEnsino Básico 1º CicloNo âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumRodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa2016-03-31T13:35:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12786201333902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
title Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
spellingShingle Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa
Educação Especial
Curriculos Alternativos
Necessidades Educativas Especiais
Crianças Deficientes
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
title_full Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
title_fullStr Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
title_full_unstemmed Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
title_sort Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
author Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa
author_facet Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Curriculos Alternativos
Necessidades Educativas Especiais
Crianças Deficientes
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Educação Especial
Curriculos Alternativos
Necessidades Educativas Especiais
Crianças Deficientes
Ensino Básico 1º Ciclo
description No âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-31T13:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12786
201333902
url http://hdl.handle.net/10400.26/12786
identifier_str_mv 201333902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301270806134784