Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12786 |
Resumo: | No âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas. |
id |
RCAP_3a12b4c6013ab84803ec6495d0c21617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de casoEducação EspecialCurriculos AlternativosNecessidades Educativas EspeciaisCrianças DeficientesEnsino Básico 1º CicloNo âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumRodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa2016-03-31T13:35:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12786201333902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
title |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
spellingShingle |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa Educação Especial Curriculos Alternativos Necessidades Educativas Especiais Crianças Deficientes Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
title_full |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
title_fullStr |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
title_sort |
Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso |
author |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Curriculos Alternativos Necessidades Educativas Especiais Crianças Deficientes Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Educação Especial Curriculos Alternativos Necessidades Educativas Especiais Crianças Deficientes Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
No âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T13:35:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12786 201333902 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12786 |
identifier_str_mv |
201333902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301270806134784 |