O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51948 |
Resumo: | Este artigo procura perceber que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar. Para tal, tenta dar-se resposta a duas questões: 1) Que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar? 2) Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Foi realizada uma intervenção com um grupo de 20 crianças, dos 3 aos 4 anos, a frequentar a educação pré-escolar. A intervenção integrou 8 sessões de, aproximadamente, 60 minutos, dedicadas à exploração das figuras geométricas, respetivas características e nominalização. A este nível, a avaliação do projeto permitiu destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Além disso, que as crianças deste grupo conseguiam identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podiam incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas pareciam ainda não ter atingido o nível I. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados. |
id |
RCAP_3af3a93ead337c9d95dd664459a5ba0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolarSentido espacialFiguras geométricasGeoplanoPré-escolarCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo procura perceber que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar. Para tal, tenta dar-se resposta a duas questões: 1) Que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar? 2) Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Foi realizada uma intervenção com um grupo de 20 crianças, dos 3 aos 4 anos, a frequentar a educação pré-escolar. A intervenção integrou 8 sessões de, aproximadamente, 60 minutos, dedicadas à exploração das figuras geométricas, respetivas características e nominalização. A este nível, a avaliação do projeto permitiu destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Além disso, que as crianças deste grupo conseguiam identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podiam incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas pareciam ainda não ter atingido o nível I. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoBalinha, FilipaMamede, Ema20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51948porhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/Indexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:02.354442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
title |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
spellingShingle |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar Balinha, Filipa Sentido espacial Figuras geométricas Geoplano Pré-escolar Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
title_full |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
title_fullStr |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
title_sort |
O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar |
author |
Balinha, Filipa |
author_facet |
Balinha, Filipa Mamede, Ema |
author_role |
author |
author2 |
Mamede, Ema |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balinha, Filipa Mamede, Ema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido espacial Figuras geométricas Geoplano Pré-escolar Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sentido espacial Figuras geométricas Geoplano Pré-escolar Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo procura perceber que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar. Para tal, tenta dar-se resposta a duas questões: 1) Que conhecimento sobre figuras geométricas possuem as crianças do pré-escolar? 2) Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Foi realizada uma intervenção com um grupo de 20 crianças, dos 3 aos 4 anos, a frequentar a educação pré-escolar. A intervenção integrou 8 sessões de, aproximadamente, 60 minutos, dedicadas à exploração das figuras geométricas, respetivas características e nominalização. A este nível, a avaliação do projeto permitiu destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Além disso, que as crianças deste grupo conseguiam identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podiam incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas pareciam ainda não ter atingido o nível I. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51948 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/Index |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132541573136384 |