Uma abordagem multicultural no 1.º CEB para a educação intercultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34539 |
Resumo: | O presente relatório explora a temática do multiculturalismo e da educação intercultural, no âmbito de uma turma de 3º ano do 1.º CEB. Constatando que o tempo em que vivemos é marcado por um processo de globalização que abrange as mais diversas dimensões da vida e sociedades humanas, com expressão na intensificação da circulação, de pessoas e bens, e do volume das interações sociais. Fenómeno que encontra eco na diversidade cultural (nacional) presente, atualmente, em muitas salas de aula. Considerou-se, por isso, pertinente a seguinte questão: “Qual a importância de conhecer a cultura de outros povos?”. Adjacente à pergunta, formularam-se os objetivos específicos: desenvolver atitudes positivas perante a diversidade cultural; conhecer outras culturas diferentes da sua; e por fim, desenvolver o pensamento divergente/ alargamento de novas perspetivas. Em função da pergunta de partida, considerou-se, como estratégia de investigação mais adequada, a investigação-ação. Iniciou-se a intervenção pedagógica recorrendo ao texto literário intercultural e à técnica da observação, as quais permitiram a recolha de dados através de notas de campo e do registo fotográfico, instrumentos aos quais se recorreu no decurso do projeto. Após a intervenção, realizou-se uma entrevista à docente cooperante submetida ulteriormente a análise de conteúdo. A intervenção principiou com uma avaliação diagnóstica, base para a planificação da sequência didática. A intervenção pedagógica consistiu em atividades de aprendizagem ativa com recurso à pesquisa, análise e reflexão, bem como ao diálogo e à partilha. A investigação permite considerar que a ampliação de conhecimentos acerca da diversidade cultural é benéfica. Estes permitem que as crianças adquiram capacidade de análise e de reflexão a propósito de cada cultura, conduzindo, assim, ao reconhecimento da diversidade cultural. A amplificação de conhecimentos a partir da reflexão ativa veio desenvolver atitudes de compreensão, valorização e de respeito para com a diversidade, bem como o desenvolvimento do seu olhar para o diferente/ desconhecido, compreendido como fonte de enriquecimento, do qual todos vêm a beneficiar. |
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O presente relatório explora a temática do multiculturalismo e da educação intercultural, no âmbito de uma turma de 3º ano do 1.º CEB. Constatando que o tempo em que vivemos é marcado por um processo de globalização que abrange as mais diversas dimensões da vida e sociedades humanas, com expressão na intensificação da circulação, de pessoas e bens, e do volume das interações sociais. Fenómeno que encontra eco na diversidade cultural (nacional) presente, atualmente, em muitas salas de aula. Considerou-se, por isso, pertinente a seguinte questão: “Qual a importância de conhecer a cultura de outros povos?”. Adjacente à pergunta, formularam-se os objetivos específicos: desenvolver atitudes positivas perante a diversidade cultural; conhecer outras culturas diferentes da sua; e por fim, desenvolver o pensamento divergente/ alargamento de novas perspetivas. Em função da pergunta de partida, considerou-se, como estratégia de investigação mais adequada, a investigação-ação. Iniciou-se a intervenção pedagógica recorrendo ao texto literário intercultural e à técnica da observação, as quais permitiram a recolha de dados através de notas de campo e do registo fotográfico, instrumentos aos quais se recorreu no decurso do projeto. Após a intervenção, realizou-se uma entrevista à docente cooperante submetida ulteriormente a análise de conteúdo. A intervenção principiou com uma avaliação diagnóstica, base para a planificação da sequência didática. A intervenção pedagógica consistiu em atividades de aprendizagem ativa com recurso à pesquisa, análise e reflexão, bem como ao diálogo e à partilha. A investigação permite considerar que a ampliação de conhecimentos acerca da diversidade cultural é benéfica. Estes permitem que as crianças adquiram capacidade de análise e de reflexão a propósito de cada cultura, conduzindo, assim, ao reconhecimento da diversidade cultural. A amplificação de conhecimentos a partir da reflexão ativa veio desenvolver atitudes de compreensão, valorização e de respeito para com a diversidade, bem como o desenvolvimento do seu olhar para o diferente/ desconhecido, compreendido como fonte de enriquecimento, do qual todos vêm a beneficiar. |
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