Ensino das Ciências orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos: conceções e representações de práticas de professores de Física e Química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54759 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
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Ensino das Ciências orientado para a Aprendizagem Baseada em Projetos: conceções e representações de práticas de professores de Física e QuímicaProject-based learning in Science Education: conceptions and representations of practices of physics and chemistry teachersEducação em ciênciasAprendizagem baseada em projetosInvestigação situadaEducation in sciencesProject-based learningSituated researchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)Os progressos que advêm das Ciências exigem que os cidadãos disponham de conhecimentos e competências que lhes permitam adaptar-se às circunstâncias mutantes da vida em sociedade. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) é um método de ensino que envolve os alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio de um extenso processo de investigação, estruturado para responder a questões complexas e autênticas, que lhes permite alcançar as habilidades do século XXI. Assim, esta investigação visa compreender as conceções e as representações das práticas, de professores portugueses de Física e Química, relativamente ao Ensino das Ciências orientado para a ABPj. Neste sentido realizaram-se entrevistas semidirigidas a doze professores de Física e Química que lecionavam a disciplina há pelo menos cinco anos. A entrevista teve os seguintes objetivos: caracterizar as conceções e as representações de práticas dos professores sobre o Ensino das Ciências orientado para a ABPj; averiguar as suas perspetivas sobre a viabilidade de implementação da ABPj e identificar as condições que consideram necessárias para a implementação da ABPj. Os resultados mostram que os entrevistados não têm conhecimento ou têm um conhecimento ingénuo sobre as principais características e objetivos da ABPj. Verificou-se que esta forma de concetualizarem a ABPj condiciona as suas práticas de ensino, respeitando apenas algumas das características principais, nomeadamente, o trabalho colaborativo entre os alunos, a escolha do tema pelos alunos e a apresentação do produto final. A maioria dos professores considerou que não era viável o uso regular deste método no Ensino das Ciências e que, para isso acontecer, têm de ocorrer mudanças ao nível do currículo, da própria cultura das escolas, da formação dos professores e dos recursos materiais e logísticos de suporte às investigações. Como consequência, destes resultados ressaltou a necessidade de ocorrer algumas alterações ao nível: do programa da disciplina, reduzindo a sua extensão e atualizando os temas de estudo; do processo de avaliação dos alunos, adequando-o às novas exigências da sociedade; da cultura da escola, tornando-a defensora e promotora deste tipo de projetos e da formação de professores, apropriada a este método de ensino.The progress of Sciences requires that citizens have the knowledge and skills that allow them to adapt to the changing circumstances of life in society. Project-Based Learning (ABPj) is a teaching method that engages students in acquiring knowledge and skills through an extensive research process, structured to address complex and authentic issues or challenges, enabling them to achieve the XXI century abilities. Thus, this research aims to understand the conceptions and representations of the practices of portuguese professors of Physics and Chemistry, regarding the teaching of Sciences oriented to ABPj. In this sense, semi-directed interviews were conducted with twelve physics and chemistry professors who had been teaching the discipline for at least five years. The interview had the following objectives: to characterize the conceptions and representations of teachers' practices on science teaching oriented to ABPj; to ascertain their perspectives on the feasibility of implementing the ABPj and to identify the conditions that they consider necessary for the implementation of the ABPj. The results show that the interviewed are not aware of or have a naive knowledge about the main characteristics and objectives of ABPj. It was verified that this way of conceptualizing the ABPj conditions their teaching practices, respecting only some of the main characteristics, namely, the collaborative work among the students, the choice of the subject by the students and the presentation of the final product. Most teachers considered that regular use of this method in science teaching was not feasible. For that to happen there must be changes in the curriculum level, in the school culture itself, in the formation of teachers and in material and logistical resources that support the investigations. As a consequence, these results highlighted the need for some changes occurring at the level of: the program of the discipline, reducing its extension and updating the subjects of study; of the students' evaluation process, adapting it to the new demands of society; of the culture of the school, making her the advocate and promoter of this type of projects and the formation of teachers, appropriate to this method of teaching.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoFernandes, Tânia Sofia Teixeira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54759por201898675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54759Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:22.111284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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