Comunicação e locus social da criança surda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000300012 |
Resumo: | A relação de «bonding» e de «attachement» que se desenvolve entre os pais ouvintes que têm um filho surdo e que utilizam com ele a Língua Oral e os pais surdos que têm um filho também surdo, tem resultados diferentes: nos primeiros a relação é de solilóquio enquanto que nos segundos é de interacção; os primeiros desenvolvem a comunicação linguística em todas as valências - sintaxe, morfologia e semântica - enquanto que os segundos não têm essa possibilidade. O desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico que se desenvolve desde o nascimento até à maturidade: os conceitos que se desenvolvem ao nível de percepção; os de acção que se situam ao nível sensório-motor e que se designamos por «abstracção empírica» e o conceito de «operação» que resulta da construção conceptual, «abstracção reflexiva» - ajudam o indivíduo a obter uma rede conceptual de estruturas coerentes. O importante no desenvolvimento cognitivo é ter a capacidade para fazer abstracções reflexivas - operações mentais. O conhecimento sensório-motor manifesta-se por acções, enquanto que o conhecimento conceptual se exprime através de símbolos. Pela impossibilidade de ouvir ou pela impossibilidade de entender o pouco que possa ouvir, a língua gestual é o motor da formação de símbolos indispensáveis ao desenvolvimento cognitivo da criança surda. |
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