Marcas de subjetividade enunciativa e ensino de PLE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88106 |
Resumo: | Os conceitos de enunciação e subjetividade ganham centralidade teórica com Benveniste. Se a enunciação é definida como atualização da língua em discurso, a enunciação (Benveniste 1988:286), de se propor como EU, instaurando pelo mesmo ato enunciativo um TU. A subjetividade é sempre intersubjetividade. Nos discursos, o locutor compartilha com o seu alocutário os modos de estar presente que escolhe em função de constrições várias, isto é de regras e de regularidades de uso da língua. Aprender uma língua estrangeira é aprender estes modos de estar presente. Pretende-se, neste trabalho mostrar como as categorias linguístico-discursivas pelas quais o locutor constrói a sua (inter)subjetividade podem ser aplicadas ao ensino do PLE. A análise das formas de tratamento num pequeno corpus de mensagens de aniversário permite exemplificar estes valores e usos. |
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Marcas de subjetividade enunciativa e ensino de PLEEnsino de PLEFormas de tratamentoInteração verbal(Inter)subjetividadePLE teachingForms of addressVerbal interaction(Inter)subjectivityHumanidades::Línguas e LiteraturasOs conceitos de enunciação e subjetividade ganham centralidade teórica com Benveniste. Se a enunciação é definida como atualização da língua em discurso, a enunciação (Benveniste 1988:286), de se propor como EU, instaurando pelo mesmo ato enunciativo um TU. A subjetividade é sempre intersubjetividade. Nos discursos, o locutor compartilha com o seu alocutário os modos de estar presente que escolhe em função de constrições várias, isto é de regras e de regularidades de uso da língua. Aprender uma língua estrangeira é aprender estes modos de estar presente. Pretende-se, neste trabalho mostrar como as categorias linguístico-discursivas pelas quais o locutor constrói a sua (inter)subjetividade podem ser aplicadas ao ensino do PLE. A análise das formas de tratamento num pequeno corpus de mensagens de aniversário permite exemplificar estes valores e usos.The concepts of enunciation and subjectivity gain theoretical centrality in Benveniste's work. If enunciation is defined as the conversion of language into discourse, subjectivity is "the ability of the speaker to propose himself as a subject" in this enunciation (Benveniste 1988: 286), to propose himself as I, establishing through the same enunciative act a YOU. Subjectivity is always intersubjectivity. The speaker shares with his addressee the ways of being present that he chooses depending on various constraints, or rules and regularities of language use. Learning a foreign language means learning these ways of being present in discourse. The aim of this work is to show how some of the linguistic-discursive categories through which the speaker constructs his (inter)subjectivity can be applied to the teaching of Portuguese as a foreign language (PLE). The analysis of the forms of address in a small corpus of birthday messages allows us to exemplify these values and uses.Universidade Politécnica de Macau Faculdade de Letras da Universidade do PortoUniversidade do MinhoMarques, Aldina2024-01-142024-01-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88106porMarques, M. A. (2023). Marcas de subjetividade enunciativa e ensino de PLE. Orientes do Português vol.5, 63-76.2707-31222707-313010.21747/27073130/ori5a4https://ojs.letras.up.pt/index.php/ori/indexinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:19:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:18.383445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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