A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Filipa Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48846
Resumo: A presente dissertação versa sobre uma análise da perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social. A literatura fiscal observa que os fatores socio demográficos, tais como, o nível de habilitações literárias, o género e as idades contribuem para o cumprimento das obrigações fiscais, a par de outros fatores económicos, como o nível de rendimento e a sua categoria de tributação, a taxa de imposto, as sanções aplicadas, entre outros. Adicionalmente, existem estudos que sublinham a importância que a educação fiscal tem no incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. Neste trabalho procura-se aferir a importância do papel da comunicação social e dos media na perceção dos impostos em Portugal. Trata-se, na realidade, de um assunto ainda pouco explorado na literatura fiscal nacional e internacional. Para atingir o nosso objetivo recorreu-se a uma amostra de contribuintes individuais, no sentido de apurar a sua perceção acerca dos impostos, bem como a forma como a comunicação social transmite a informação fiscal e os influencia. Do estudo realizado, foi possível verificar que a variável idade tem um considerável impacto na perceção dos impostos, pelo que se considera essencial criar estratégias de educação fiscal direcionadas a cada faixa etária, como forma de incentivar o cumprimento fiscal voluntário. Observámos ainda a importância do papel da comunicação social enquanto fonte informativa de matérias fiscais, uma vez que é através dos meios de comunicação social que os contribuintes se mantêm informados, considerando-se aqui crucial que a informação transmitida seja credível e de confiança, por forma a melhorar o cumprimento fiscal.
id RCAP_3c9b6b7c9c780147823fa3eeb1e901b7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação socialCumprimento fiscalPerceçãoImpostosEducação fiscalComunicação socialPortugalA presente dissertação versa sobre uma análise da perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social. A literatura fiscal observa que os fatores socio demográficos, tais como, o nível de habilitações literárias, o género e as idades contribuem para o cumprimento das obrigações fiscais, a par de outros fatores económicos, como o nível de rendimento e a sua categoria de tributação, a taxa de imposto, as sanções aplicadas, entre outros. Adicionalmente, existem estudos que sublinham a importância que a educação fiscal tem no incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. Neste trabalho procura-se aferir a importância do papel da comunicação social e dos media na perceção dos impostos em Portugal. Trata-se, na realidade, de um assunto ainda pouco explorado na literatura fiscal nacional e internacional. Para atingir o nosso objetivo recorreu-se a uma amostra de contribuintes individuais, no sentido de apurar a sua perceção acerca dos impostos, bem como a forma como a comunicação social transmite a informação fiscal e os influencia. Do estudo realizado, foi possível verificar que a variável idade tem um considerável impacto na perceção dos impostos, pelo que se considera essencial criar estratégias de educação fiscal direcionadas a cada faixa etária, como forma de incentivar o cumprimento fiscal voluntário. Observámos ainda a importância do papel da comunicação social enquanto fonte informativa de matérias fiscais, uma vez que é através dos meios de comunicação social que os contribuintes se mantêm informados, considerando-se aqui crucial que a informação transmitida seja credível e de confiança, por forma a melhorar o cumprimento fiscal.Lopes, Cidália Maria da MotaViseu, Clara Margarida PiscoRepositório ComumGomes, Ana Filipa Carvalho2024-01-11T13:07:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48846TID:203461053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T02:15:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:53.847070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
title A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
spellingShingle A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
Gomes, Ana Filipa Carvalho
Cumprimento fiscal
Perceção
Impostos
Educação fiscal
Comunicação social
Portugal
title_short A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
title_full A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
title_fullStr A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
title_full_unstemmed A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
title_sort A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social
author Gomes, Ana Filipa Carvalho
author_facet Gomes, Ana Filipa Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Cidália Maria da Mota
Viseu, Clara Margarida Pisco
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Filipa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cumprimento fiscal
Perceção
Impostos
Educação fiscal
Comunicação social
Portugal
topic Cumprimento fiscal
Perceção
Impostos
Educação fiscal
Comunicação social
Portugal
description A presente dissertação versa sobre uma análise da perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social. A literatura fiscal observa que os fatores socio demográficos, tais como, o nível de habilitações literárias, o género e as idades contribuem para o cumprimento das obrigações fiscais, a par de outros fatores económicos, como o nível de rendimento e a sua categoria de tributação, a taxa de imposto, as sanções aplicadas, entre outros. Adicionalmente, existem estudos que sublinham a importância que a educação fiscal tem no incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. Neste trabalho procura-se aferir a importância do papel da comunicação social e dos media na perceção dos impostos em Portugal. Trata-se, na realidade, de um assunto ainda pouco explorado na literatura fiscal nacional e internacional. Para atingir o nosso objetivo recorreu-se a uma amostra de contribuintes individuais, no sentido de apurar a sua perceção acerca dos impostos, bem como a forma como a comunicação social transmite a informação fiscal e os influencia. Do estudo realizado, foi possível verificar que a variável idade tem um considerável impacto na perceção dos impostos, pelo que se considera essencial criar estratégias de educação fiscal direcionadas a cada faixa etária, como forma de incentivar o cumprimento fiscal voluntário. Observámos ainda a importância do papel da comunicação social enquanto fonte informativa de matérias fiscais, uma vez que é através dos meios de comunicação social que os contribuintes se mantêm informados, considerando-se aqui crucial que a informação transmitida seja credível e de confiança, por forma a melhorar o cumprimento fiscal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-11T13:07:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48846
TID:203461053
url http://hdl.handle.net/10400.26/48846
identifier_str_mv TID:203461053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009505140736