Desafios à Inclusão da Criança Autista na Educação Infantil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.24222 |
Resumo: | O estudo se propôs a investigar os desafios enfrentados para a inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando como aporte a pesquisa bibliográfica e documental, através de projeto e relatório de estágio, desenvolvidos pelas autoras, a partir de pesquisa e intervenção na Associação de Amigos do Autista-AMA, no componente curricular Pesquisa e estágio em espaços não formais, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Observou-se que os principais impasses relacionados ao processo de in/exclusão, na Educação Infantil, pela criança com TEA estão atrelados aos modelos de infância e criança historicamente construídos. Os rígidos padrões de normalidade e os estereótipos criados impedem no espaço escolar, a aceitação das crianças com TEA em toda a sua singularidade. Ao fugirem das regras pré-estabelecidas essas, vivenciam o preconceito praticado como meio de proteção contra os impactos causados pelas diferenças. Faz-se necessário o rompimento com o referido modelo, o que poderá ser possível a partir da compreensão de que o ser criança é uma construção social, que se vivencia a infância de modo singular, não havendo como universalizá-la. A informação e o diálogo constituem-se como elementos imprescindíveis para a compreensão da instituição escolar enquanto um espaço de in/exclusão. Evidencia-se como um dos maiores desafios à inclusão da criança com TEA na Educação Infantil, a desconstrução do significado de inclusão como está posto, dando-lhe um sentido que favoreça o atendimento das demandas de cada sujeito em seu contexto histórico-social. |
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