Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14680 |
Resumo: | Diversas discussões e debates acerca das inovações proporcionadas pelo recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação têm movimentado a área educacional e gerado preocupação entre estudiosos do assunto sobre a forma como os professores estarão utilizando as TIC na sua ação pedagógica. Importa assim investigar até que ponto o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado está a ser conseguido ou não e em que medida as TIC constituem uma real mais valia pedagógica ou um modismo passageiro que muitos tentam acompanhar, sem, no entanto, dominarem adequadamente essas tecnologias. As preocupações suscitadas advêm do fato de a maioria dos professores, pelo menos no Brasil, não possuírem formação específica para desenvolver trabalhos utilizando as TIC. Ao utilizá-las apenas como modismo, estariam não só gerando prejuízos à qualidade do ensino, como também a contribuir para a exclusão de alunos que não tenham acesso em outros locais àquelas ferramentas. Foi nesse sentido que se achou pertinente desenvolver um estudo que pudesse avaliar, a partir das concepções e das vivências dos alunos, que impacto o uso das tecnologias no processo de ensino estaria causando à vida dos mesmos, nomeadamente na dimensão escolar. O trabalho, para além de uma pesquisa bibliográfica atualizada, envolveu ainda um trabalho de campo de perfil descritivo, tendo como grande finalidade analisar se o uso das TIC, particularmente em contexto de sala de aula, estaria causando real impacto positivo nos alunos, em diversas valências da sua aprendizagem escolar. Para responder aos questionários, que foram aplicados em Junho de 2010, foram selecionados alunos que frequentavam a 8ª série de cinco escolas do Ensino Fundamental da cidade de Macapá, estado do Amapá, Brasil. Os resultados obtidos permitiram inferir que o uso das TIC como ferramenta pedagógica não estará a produzir o impacto desejado nos alunos, devido a fatores diversos, como seja a falta de equipamentos e de espaços adequados, a escassa preparação específica dos professores, a ausência de apoio técnico especializado e, em suma, a ainda frágil cultura tecnológica que caracteriza os contextos escolares pesquisados; ABSTRACT:Several discussions and debates about the innovations offered by the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning have moved the education area and raised concern among scholars on the subject of how teachers were using ICT in the process of teaching, or would like to be able to improve the quality of education offered or if the ICT is another fad that everyone tries to follow, without, however, mastering these technologies properly. These concerns arise from the fact that most teachers, at least in Brazil, has no specific training to develop work using technology. Thus, by using them only as a fad, not only would generate losses to the quality of education, but also to contribute to the exclusion of students who do not have access to those tools in other places. Because of these possibilities, it was felt appropriate to develop a study that could show, from the conceptions and experiences of students, what impact the use of technology in the teaching process is causing the life of them, especially in school size. Thus, the work was outlined to be developed from current literature, survey type, and a descriptive field work, aiming to analyze the use of ICT in the classroom was causing too much or too little impact on students in various aspects of your school. To respond to the questionnaires that were applied in June 2010, we selected students who attended the 8th grade five elementary schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil. We conclude that the use of ICT as a teaching tool is known to cause impacts on their learning process by the absence of this tool as a resource to develop skills and competencies of the student. |
id |
RCAP_3cc6cae627c0abb14199b5464bb0f412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de MacapáEscolaCurrículoTICEducaçãoAlunosEnsino fundamentalSchoolCurriculumTechnologiesEducationStudentsElementary schoolDiversas discussões e debates acerca das inovações proporcionadas pelo recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação têm movimentado a área educacional e gerado preocupação entre estudiosos do assunto sobre a forma como os professores estarão utilizando as TIC na sua ação pedagógica. Importa assim investigar até que ponto o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado está a ser conseguido ou não e em que medida as TIC constituem uma real mais valia pedagógica ou um modismo passageiro que muitos tentam acompanhar, sem, no entanto, dominarem adequadamente essas tecnologias. As preocupações suscitadas advêm do fato de a maioria dos professores, pelo menos no Brasil, não possuírem formação específica para desenvolver trabalhos utilizando as TIC. Ao utilizá-las apenas como modismo, estariam não só gerando prejuízos à qualidade do ensino, como também a contribuir para a exclusão de alunos que não tenham acesso em outros locais àquelas ferramentas. Foi nesse sentido que se achou pertinente desenvolver um estudo que pudesse avaliar, a partir das concepções e das vivências dos alunos, que impacto o uso das tecnologias no processo de ensino estaria causando à vida dos mesmos, nomeadamente na dimensão escolar. O trabalho, para além de uma pesquisa bibliográfica atualizada, envolveu ainda um trabalho de campo de perfil descritivo, tendo como grande finalidade analisar se o uso das TIC, particularmente em contexto de sala de aula, estaria causando real impacto positivo nos alunos, em diversas valências da sua aprendizagem escolar. Para responder aos questionários, que foram aplicados em Junho de 2010, foram selecionados alunos que frequentavam a 8ª série de cinco escolas do Ensino Fundamental da cidade de Macapá, estado do Amapá, Brasil. Os resultados obtidos permitiram inferir que o uso das TIC como ferramenta pedagógica não estará a produzir o impacto desejado nos alunos, devido a fatores diversos, como seja a falta de equipamentos e de espaços adequados, a escassa preparação específica dos professores, a ausência de apoio técnico especializado e, em suma, a ainda frágil cultura tecnológica que caracteriza os contextos escolares pesquisados; ABSTRACT:Several discussions and debates about the innovations offered by the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning have moved the education area and raised concern among scholars on the subject of how teachers were using ICT in the process of teaching, or would like to be able to improve the quality of education offered or if the ICT is another fad that everyone tries to follow, without, however, mastering these technologies properly. These concerns arise from the fact that most teachers, at least in Brazil, has no specific training to develop work using technology. Thus, by using them only as a fad, not only would generate losses to the quality of education, but also to contribute to the exclusion of students who do not have access to those tools in other places. Because of these possibilities, it was felt appropriate to develop a study that could show, from the conceptions and experiences of students, what impact the use of technology in the teaching process is causing the life of them, especially in school size. Thus, the work was outlined to be developed from current literature, survey type, and a descriptive field work, aiming to analyze the use of ICT in the classroom was causing too much or too little impact on students in various aspects of your school. To respond to the questionnaires that were applied in June 2010, we selected students who attended the 8th grade five elementary schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil. We conclude that the use of ICT as a teaching tool is known to cause impacts on their learning process by the absence of this tool as a resource to develop skills and competencies of the student.Universidade de Évora2015-06-02T11:54:32Z2015-06-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14680http://hdl.handle.net/10174/14680porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Barbosa, Silvia Helena Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:39.351001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
title |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá Barbosa, Silvia Helena Neves Escola Currículo TIC Educação Alunos Ensino fundamental School Curriculum Technologies Education Students Elementary school |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação: modismo como recurso didático ou aprimoramento no ensino e aprendizagem em escola pública de Macapá |
author |
Barbosa, Silvia Helena Neves |
author_facet |
Barbosa, Silvia Helena Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Silvia Helena Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Currículo TIC Educação Alunos Ensino fundamental School Curriculum Technologies Education Students Elementary school |
topic |
Escola Currículo TIC Educação Alunos Ensino fundamental School Curriculum Technologies Education Students Elementary school |
description |
Diversas discussões e debates acerca das inovações proporcionadas pelo recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em educação têm movimentado a área educacional e gerado preocupação entre estudiosos do assunto sobre a forma como os professores estarão utilizando as TIC na sua ação pedagógica. Importa assim investigar até que ponto o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado está a ser conseguido ou não e em que medida as TIC constituem uma real mais valia pedagógica ou um modismo passageiro que muitos tentam acompanhar, sem, no entanto, dominarem adequadamente essas tecnologias. As preocupações suscitadas advêm do fato de a maioria dos professores, pelo menos no Brasil, não possuírem formação específica para desenvolver trabalhos utilizando as TIC. Ao utilizá-las apenas como modismo, estariam não só gerando prejuízos à qualidade do ensino, como também a contribuir para a exclusão de alunos que não tenham acesso em outros locais àquelas ferramentas. Foi nesse sentido que se achou pertinente desenvolver um estudo que pudesse avaliar, a partir das concepções e das vivências dos alunos, que impacto o uso das tecnologias no processo de ensino estaria causando à vida dos mesmos, nomeadamente na dimensão escolar. O trabalho, para além de uma pesquisa bibliográfica atualizada, envolveu ainda um trabalho de campo de perfil descritivo, tendo como grande finalidade analisar se o uso das TIC, particularmente em contexto de sala de aula, estaria causando real impacto positivo nos alunos, em diversas valências da sua aprendizagem escolar. Para responder aos questionários, que foram aplicados em Junho de 2010, foram selecionados alunos que frequentavam a 8ª série de cinco escolas do Ensino Fundamental da cidade de Macapá, estado do Amapá, Brasil. Os resultados obtidos permitiram inferir que o uso das TIC como ferramenta pedagógica não estará a produzir o impacto desejado nos alunos, devido a fatores diversos, como seja a falta de equipamentos e de espaços adequados, a escassa preparação específica dos professores, a ausência de apoio técnico especializado e, em suma, a ainda frágil cultura tecnológica que caracteriza os contextos escolares pesquisados; ABSTRACT:Several discussions and debates about the innovations offered by the use of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning have moved the education area and raised concern among scholars on the subject of how teachers were using ICT in the process of teaching, or would like to be able to improve the quality of education offered or if the ICT is another fad that everyone tries to follow, without, however, mastering these technologies properly. These concerns arise from the fact that most teachers, at least in Brazil, has no specific training to develop work using technology. Thus, by using them only as a fad, not only would generate losses to the quality of education, but also to contribute to the exclusion of students who do not have access to those tools in other places. Because of these possibilities, it was felt appropriate to develop a study that could show, from the conceptions and experiences of students, what impact the use of technology in the teaching process is causing the life of them, especially in school size. Thus, the work was outlined to be developed from current literature, survey type, and a descriptive field work, aiming to analyze the use of ICT in the classroom was causing too much or too little impact on students in various aspects of your school. To respond to the questionnaires that were applied in June 2010, we selected students who attended the 8th grade five elementary schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil. We conclude that the use of ICT as a teaching tool is known to cause impacts on their learning process by the absence of this tool as a resource to develop skills and competencies of the student. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-06-02T11:54:32Z 2015-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14680 http://hdl.handle.net/10174/14680 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560885530624 |