A influência da estratégia de Employer Branding para a atração de talento da Geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47152
Resumo: O panorama laboral tem sido palco de múltiplas mutações nos últimos anos, o que se deve, em grande parte, à introdução das gerações mais novas no mercado de trabalho. O presente estudo almeja analisar e compreender a influência das estratégias de Employer Branding para a atração de talento da geração Z, a última a ser introduzida no mercado laboral. Pretende-se, portanto, compreender em que medidas as diferentes políticas e práticas adotadas pelas organizações podem influenciar o interesse das gerações mais novas de trabalhar nas mesmas. Neste sentido, foi essencial identificar as dimensões desta estratégia, assim como os atributos mais valorizados pela geração Z para o mercado de trabalho, assim como as suas expectativas. Para este propósito, foi realizado um estudo exploratório através de um inquérito por questionário à população ativa que nasceu entre 1997 e 2007, do qual resultaram 207 respostas. Os resultados mostram que os membros da geração Z portugueses atribuem uma grande importância à adoção de estratégias de Employer Branding por parte das empresas, sendo esta adoção transversal a todos as áreas e departamentos da organização. Os atributos organizacionais como a flexibilidade, remuneração, reputação, ambiente de trabalho e progressão de carreira são extremamente importantes e relevantes para a satisfação do trabalhador e apesar de não variarem de acordo com a antiguidade na empresa, parecem mais importantes para os inquiridos do sexo feminino do que para os do sexo masculino. Apesar de todos os fatores organizacionais impactarem de alguma maneira a satisfação e a atração de potenciais candidatos, a remuneração demonstrou-se como o atributo mais importante neste estudo.
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