Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Ana Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jacinto, Hélia, Serrazina, Lurdes, Amado, Nélia, Carreira, Susana, Santos, Elvira, Tomás Ferreira, Rosa, Martins, Cristina, Vara Pires, Manuel, Castro, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.32632
Resumo: Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.
id RCAP_3cea1e36f381269f89b5115055d968db
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portuguesesValores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portuguesesArtigosEste artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.This article presents the first extensive study conducted in Portugal, where the aspects that mathematics teachers value the most in the teaching and learning of this subject are identified and discussed. The study followed a qualitative methodology and used content analysis to categorize the participants' responses, obtained through an electronic questionnaire. 113 mathematics teachers, teaching in the 7th and/or 10th grade, were surveyed about the three aspects they considered most important in the teaching and learning of mathematics. The authors developed and operationalized a coding protocol based on a pre-existing analytical framework. The results show that the surveyed teachers essentially value three aspects - Motivation and dedication, Well-being, and Curriculum and school organization. This suggests a strong tendency to value, on one hand, aspects that hold the students responsible for their own learning (e.g., motivation and attention) and, on the other hand, aspects external to the teacher (e.g., curriculum). Finally, the implications of these results for teacher training and curriculum development are discussed, considering the current moment of curricular changes in Portugal.APM - Associação de Professores de Matemática2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.32632por2183-28380872-3915Silvestre, Ana IsabelJacinto, HéliaSerrazina, LurdesAmado, NéliaCarreira, SusanaSantos, ElviraTomás Ferreira, RosaMartins, CristinaVara Pires, ManuelCastro, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T20:45:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:08.654372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
spellingShingle Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
Silvestre, Ana Isabel
Artigos
title_short Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_full Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_fullStr Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_full_unstemmed Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
title_sort Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
author Silvestre, Ana Isabel
author_facet Silvestre, Ana Isabel
Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira
Tomás Ferreira, Rosa
Martins, Cristina
Vara Pires, Manuel
Castro, Joana
author_role author
author2 Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira
Tomás Ferreira, Rosa
Martins, Cristina
Vara Pires, Manuel
Castro, Joana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Ana Isabel
Jacinto, Hélia
Serrazina, Lurdes
Amado, Nélia
Carreira, Susana
Santos, Elvira
Tomás Ferreira, Rosa
Martins, Cristina
Vara Pires, Manuel
Castro, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.32632
url https://doi.org/10.48489/quadrante.32632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136783521284096