Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: as perspectivas dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Susana Maria Patrício Soares Menezes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13923
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em intervenção Precoce)
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spelling Contributos para o estudo do perfil de competências do profissional de intervenção precoce: as perspectivas dos profissionaisIntervenção precoceProfissionaisPraticas centradas na famíliaEquipasFormaçãoEarly interventionProfessionalsFamily centred practicesTeamsTraining376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em intervenção Precoce)Com este estudo de investigação perspectiva-se identificar as diferentes percepções dos profissionais de Intervenção Precoce (IP), acerca da sua profissionalidade, saber fazer e saber estar, necessários no atendimento qualificado às famílias. Assim, definiram-se questões de investigação que integram algumas dimensões enquadradoras do perfil do profissional em IP, nomeadamente a sua relação com as crianças, com as famílias ou prestadores de cuidados, com a comunidade e sociedade e com os outros profissionais envolvidos na IP. Neste estudo de natureza qualitativa, utilizou-se o testemunho de seis profissionais de IP com formação especializada (mestrado ou pós-graduação em IP) e com experiência nesta área, analisando as suas ideias, práticas, conceitos e modelos de intervenção, de forma a aprofundar e compreender o perfil de competências destes profissionais, objectivando-se a reestruturação dos programas de formação especializada e em serviço em IP, bem como a melhoria das práticas que diariamente utilizam no apoio às Famílias. Os dados globais obtidos salientam que os profissionais valorizam uma prática centrada na família, utilizando-a na sua maioria nos seus contextos de intervenção em IP, reconhecem os seus aspectos mais valorizados e as dificuldades inerentes, bem como a forma de operacionalizar no terreno. Consideram da maior relevância a importância da equipa como elemento aglutinador para a IP. Destacam a importância da formação quer de base, quer complementar nomeadamente uma formação em serviço, prestada pelos pares ou por entidades ligadas ao ensino superior. Como Profissionais encaram as qualidades técnicas e relacionais como um todo inerente ao profissionalismo em IP.With this research study we expect to identify the different perceptions of professionals in Early Intervention (EI) about their professional awareness, skills and knowledge required in a qualified support to families. Thus, we defined research questions that combine some of the dimensions that frame the EI professional profile, including the relationship with the children, families or carers, community and society and with other professionals involved in EI. In this qualitative study, we used the testimony of six EI professionals with specialized training (master's or postgraduate degree in EI) and experience in this area, examining their ideas, practices, concepts and models of intervention in order to deepen and understand the skills profile of these professionals, on the purpose of restructuring the specialized training programs followed in EI, as well as improving the practices that are daily used in supporting families. The overall data obtained point out that professionals value family centered practices, using it mostly in their contexts of action in EI: recognize the benefits and difficulties that are inherent in the operationalization of these practices, considering also as being of the largest relevance, the importance of team work as an unifying element for the EI; highlight at the level of the functioning of the team the importance of communication as part of the whole process of supporting families in EI; emphasize the importance of pré-service, and in-service training in EI as qualifier of the practices of professionals and that this should be primarily given by members of EI teams with extensive experience and training in this area or by entities related to higher education. As professionals they perceive the competences and relational qualities as a whole inherent and supportive of the EI professional profile.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoMatos, Susana Maria Patrício Soares Menezes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:25.392070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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