O computador no processo de ensino da matemática: um estudo com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Choupina, Amândio F. Angélico
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/526
Resumo: Actualmente as Novas Tecnologias assumem um papel de destaque na Sociedade, e remetê-las para um plano secundário na área educativa, seria um erro imperdoável face à sua inquestionável importância nos diversos domínios. Elas romperam de forma acelerada com os contextos de vida a que estávamos habituados, que rapidamante levantaram muitas reacções de rejeição. No entanto, nem todos partilharam da referida oposição e presentemente não existem dúvidas que as referidas máquinas/computadores ganharam a confiança e o interesse dos cidadãos, sobretudo das camadas mais jovens e estudantis. Também a constatação de elevados índices de insucesso na disciplina de Matemática, é uma realidade que em nada nos deixa satisfeitos, quer como pais, quer como professores de matemática. E, como professores de matemática, é nossa convicção que as NT poderão contribuir para a criação de "novos ambientes" de trabalho, trazendo um novo ânimo ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Assim, torna-se inevitável repensar as práticas de ensino, onde as relações do trio "alunos-matemática-computadores" sejam assumidas por todos nós, como aspectos fundamentais para o sucesso tão esperado e desejado dos nossos alunos. O nosso trabalho surge nesta linha de pensamento, procurando construir conhecimento que ajude a informar se os professores de matemática utilizam os computadores nas suas práticas e todo um conjunto de aspectos que lhe são adjacentes. A população alvo do nosso estudo, foram os professores de matemática do 2º Ciclo, a exercer funções no Distrito de Bragança. Em termos metodológicos, recorremos às abordagens quantitativas, processo que nos permitiu efectuar uma análise estatística. O nosso trabalho concluiu, que os professores reconhecem a importância dos computadores no ensino da matemática, atitude que objectivamente ainda não colhe muitos frutos nas práticas de ensino, (mas sim nos seus afazeres de carácter mais pessoal). Nowadays, the New Technologies have a prominence role in the society, and remit them to a secondary plan in the educational area, would be an unforgivable error due to his unquestionable importance in several dominions. They break in a very active form, with the life contexts that we were used, and those changes brought many people to raise many reactions of rejection. However, not everyone is against the referred opposition, and at present, there aren’t any doubts that the New Technologies earned the trust and interest of the citizens, particularly of the younger classes and the students. The seeing of the reality related to the very high indexes of failure in the mathematics subject, is also a reality that doesn’t please us, whether as parents or mathematics teachers. And, as teachers, is our true conviction that the New Technologies can contribute for the creation of new work environments, bringing a new breath to the mathematics teaching/learning process. So it becomes inevitable to rethink the teaching habits, where the relations of the trio “students-mathematics-computers” can be assumed by all of us, as basic aspects to the so expected success of our students. Our work emerges in the sequence of the referred perspective, trying to build some knowledge that helps to clear the utility that the New Technologies can evidence in the teaching of the mathematics. Our work is mostly directed to the teachers of the second preparatory course (2º Ciclo), practicing his work in the district of Bragança. In the methodological terms, we appealed to the quantitative discussions, which allowed us to make a statistic analysis. Our work brought to an end, that mathematics teachers recognise the importance of the New Technologies, but that recognition isn’t yet having a real role in the teaching of mathematics (it only as that role in more personal tasks).
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