Escola, qualidade e profissionalidade docente : representações de professores e do orgão de direcção - gestão de uma escola privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Ermelinda Maria Carvalho Gomes da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23963
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
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spelling Escola, qualidade e profissionalidade docente : representações de professores e do orgão de direcção - gestão de uma escola privada37.014Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)A presente dissertação nasce de inquietações pessoais e profissionais resultantes da observação de infidelidades entre os discursos e as práticas concretas dos actores, no espaço educativo escolar. Neste quadro, surge o nosso estudo onde a temática central reside na problematização da qualidade em educação e da profissionalidade docente em contexto escolar, apresentando como objectivo geral a identificação das representações dos professores e do órgão de direcção/gestão sobre os sentidos de escola, de qualidade em educação e de profissionalidade docente. Do ponto de vista teórico, a nossa abordagem privilegiou a análise dos sentidos evolutivos das políticas educativas em Portugal, no âmbito da qualidade educativa e da profissionalidade docente, e, ainda, a problematização dos conceitos da qualidade e sentidos técnico, mercantil e crítico e da profissionalidade docente e sentidos técnico, mercadorizado e comunicativo, em articulação com as imagens de escola empresa educativa, escola S.A. e escola cidadã. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo baseou-se num Estudo de Caso, com recurso à entrevista como técnica principal de recolha de dados. De forma mais concreta, a nossa investigação empírica procurou percepcionar os sentidos de qualidade educativa, os sentidos de profissionalidade docente e os sentidos de escola dos professores e dos elementos do órgão de direcção/gestão, mas também captar possíveis conexões entre os mesmos. Os resultados revelam que, em linhas gerais, os professores e os elementos do órgão de direcção/gestão, no plano das operações concretas, tendem a mobilizar os sentidos técnico e mercantil da qualidade e os sentidos técnico e mercadorizado da profissionalidade docente, articulados com as imagens de escola empresa educativa e escola S.A. e, ainda, apontam para uma estreita conexão entre os trinómios empresa educativa – qualidade técnica – profissionalidade técnica, escola S.A. – qualidade mercantil – profissionalidade mercadorizada e escola cidadã – qualidade crítica – profissionalidade comunicativa.This essay comes from personal and professional concerns resulting from the observation of infidelities between the speeches and the actual practices of the agents in the educational school area. In this context appears this essay, where the main theme consists in the problematization of the quality in the education and problematization of the professional teaching, presenting as general aims the identification of the teachers’ and board of direction’s/ management’s representations about the meaning of school, quality on education and professional teaching. From a theoretical point of view, our approach privileged the analysis of the evolutionary directions of the educational policies in Portugal, within the educational quality and the professional teaching and also the problematization of the quality concepts and technical, commercial and critical senses and the problematization of the professional teaching and technical, commodified and communicative senses, in connection with the educational enterprise, public limited company school and citizen school images of school. From a methodological point of view this essay was based in a Case Study, using the interview as the main technique for data collection. More specifically, our empirical research looked for understand not only the meanings of educational quality, the meanings of professional teaching and how teachers and the elements of the management board experience and apprehend school but also to attract the possible connections between them. The results reveal that, in general, the teachers and the elements of the management board, in terms of concrete operations, tend to mobilize the technical and commercial meanings of quality and the technical and commodified meanings of professional teaching, linked with the educational enterprise and public limited company school images of school, and the results also point to a close connection among the trinomial educational enterprise – technical quality – technical professionalism, public limited company school – commercial quality – commodified professionalism and citizen school – critical quality – communicative professionalism.Estêvão, Carlos V.Universidade do MinhoMaio, Ermelinda Maria Carvalho Gomes da Costa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:29.108419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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