Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16191 |
Resumo: | O presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático. |
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Relatório de EstágioCriançaPerfil duploColaboraçãoInvestigação-açãoAprendizagem ativaChildDouble profileCollaborationAction researchActive learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.The present Internship Report describes the Supervised Educational Practice developed in the context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, integrated in a professionalized formative logic, that adopts praxeological epistemology and collaboration as key components in building an innovative and creative teacher. By this formative route the importance of Action Research was shown, whose dynamic lead to the mobilization of scientific, pedagogic, didactic and methodologic knowledge, aiming to answer children’s difficulties and interests. The processes of observation, planification, action, reflection and evaluation constituted the basis of a continuous transformative action, in order to promote a contextualized practice, meaningful near each child’s and future teacher’s development. The experiences lived in both educational levels present themselves as indissociable from the theoretical-legal landscape that guides the Portuguese educational system, as well from authors, theoretical constructs and pedagogical approaches, in an articulation between theory and practice expertise. Likewise, they are inserted in the social constructivist paradigm, where every child is seen as a central and active agent while (co)constructing his or her own learning, placing the teacher with an orientation role. A master’s degree with a double profile allowed a continuity formation between educational levels through the extended vision of child development, the cooperative spirit amid everyone who intervened in the educational process and the awakening towards lifelong learning, since nothing is stationary in education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Maria Carolina da Cunha2020-08-07T11:17:42Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16191TID:202691900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:54.417283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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