Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Carolina da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16191
Resumo: O presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.
id RCAP_3db8bc3f2cdea865f16cea94f96525c2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaPerfil duploColaboraçãoInvestigação-açãoAprendizagem ativaChildDouble profileCollaborationAction researchActive learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.The present Internship Report describes the Supervised Educational Practice developed in the context of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, integrated in a professionalized formative logic, that adopts praxeological epistemology and collaboration as key components in building an innovative and creative teacher. By this formative route the importance of Action Research was shown, whose dynamic lead to the mobilization of scientific, pedagogic, didactic and methodologic knowledge, aiming to answer children’s difficulties and interests. The processes of observation, planification, action, reflection and evaluation constituted the basis of a continuous transformative action, in order to promote a contextualized practice, meaningful near each child’s and future teacher’s development. The experiences lived in both educational levels present themselves as indissociable from the theoretical-legal landscape that guides the Portuguese educational system, as well from authors, theoretical constructs and pedagogical approaches, in an articulation between theory and practice expertise. Likewise, they are inserted in the social constructivist paradigm, where every child is seen as a central and active agent while (co)constructing his or her own learning, placing the teacher with an orientation role. A master’s degree with a double profile allowed a continuity formation between educational levels through the extended vision of child development, the cooperative spirit amid everyone who intervened in the educational process and the awakening towards lifelong learning, since nothing is stationary in education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Maria Carolina da Cunha2020-08-07T11:17:42Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16191TID:202691900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:54.417283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Alves, Maria Carolina da Cunha
Criança
Perfil duplo
Colaboração
Investigação-ação
Aprendizagem ativa
Child
Double profile
Collaboration
Action research
Active learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Alves, Maria Carolina da Cunha
author_facet Alves, Maria Carolina da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Carolina da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Perfil duplo
Colaboração
Investigação-ação
Aprendizagem ativa
Child
Double profile
Collaboration
Action research
Active learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Perfil duplo
Colaboração
Investigação-ação
Aprendizagem ativa
Child
Double profile
Collaboration
Action research
Active learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório retrata a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada numa lógica formativa profissionalizante, que adota a epistemologia praxeológica e a colaboração como peças-chave na construção de um docente inovador e criativo. Neste percurso formativo revela-se a importância da metodologia de Investigação-Ação que, pela sua dinâmica, induziu à mobilização de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, procurando dar resposta às dificuldades e interesses das crianças. Os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação constituíram a base de uma ação contínua de cariz transformador, a fim de promover uma prática mais contextualizada, com significado no desenvolvimento das crianças e da futura profissional. As experiências vividas em ambos os contextos educativos apresentam-se indissociáveis do panorama teórico-legal que guia o sistema educativo português, assim como de constructos teóricos e abordagens pedagógicas, numa articulação entre a teoria e os saberes emergentes da prática. Igualmente, inscrevem-se no paradigma socioconstrutivista, onde a criança é considerada como um agente central e ativo na (co)construção das próprias aprendizagens, adotando o docente um papel orientador desse processo. O mestrado de perfil duplo permitiu uma formação de continuidade entre níveis educativos pela visão alargada do desenvolvimento da criança, pelo espírito colaborativo entre os intervenientes do processo educativo e pelo despertar para uma aprendizagem ao longo da vida, pois na educação nada é estático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T11:17:42Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16191
TID:202691900
url http://hdl.handle.net/10400.22/16191
identifier_str_mv TID:202691900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131449937362944