Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7841 |
Resumo: | http://sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=0873-3600 |
id |
RCAP_3dc11225f593a65d66b72a3c3fd16e51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/7841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface requiredBioéticaEducação SuperiorDocentesPromoção da Saúdehttp://sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=0873-3600A abordagem denominada Health Promoting Universities (HPU) ou Universidades Promotoras da Saúde (UPS) – Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem um papel preponderante na preservação da saúde e bem-estar da comunidade acadêmica. As IES são, sob este paradigma, conduzidas pelos marcos conceituais da promoção da saúde (PS), e por valores interdisciplinares como inclusão, equidade, justiça social e sustentabilidade. A Bioética, em conjunto com as UPS e a PS, apresenta-se como uma ferramenta reflexiva, mutuamente compartilhada e interdisciplinar que objetiva a adequação das ações que compreendem a vida e a cidadania, em seu caráter equitativo e inclusivo, no contexto da Educação Superior. Neste texto a Bioética busca refletir sobre a PS docente nas IES, contribuindo para a construção de processos qualificados de ações em saúde docente.The Health Promoting Universities (HPU) - World Health Organization (WHO) approach considers that Higher Education Institutions (HEI) play a preponderant role in preserving the health and well-being of the academic community. HEIs under this paradigm are driven by conceptual frameworks of health promotion (HP), and by interdisciplinary values such as inclusion, equity, social justice and sustainability. Bioethics, together with HPU and HP, presents itself as a reflexive, mutually shared and interdisciplinary tool that aims at the adequacy of actions that comprise life and citizenship, in its equitable and inclusive character, in the context of Higher Education. In this text Bioethics seeks to reflect on the teaching HP in HEI, contributing to the construction of qualified processes of actions in teacher’s health.Escola Superior de Educação de Paula FrassinettiRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarlotto, Ivaní NadirDinis, Maria Alzira Pimenta2019-09-12T15:20:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7841porAPA: Carlotto, I. N., & Dinis, M. A. P. (2017). Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária. [Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required]. Saber & Educar, 0(23), 168-179. doi:10.17346/se.vol23.2911647-214410.17346/se.vol23.291info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:12Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:45.067304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
title |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
spellingShingle |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required Carlotto, Ivaní Nadir Bioética Educação Superior Docentes Promoção da Saúde |
title_short |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
title_full |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
title_fullStr |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
title_full_unstemmed |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
title_sort |
Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária: Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required |
author |
Carlotto, Ivaní Nadir |
author_facet |
Carlotto, Ivaní Nadir Dinis, Maria Alzira Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Dinis, Maria Alzira Pimenta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlotto, Ivaní Nadir Dinis, Maria Alzira Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Educação Superior Docentes Promoção da Saúde |
topic |
Bioética Educação Superior Docentes Promoção da Saúde |
description |
http://sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=0873-3600 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2019-09-12T15:20:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/7841 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/7841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
APA: Carlotto, I. N., & Dinis, M. A. P. (2017). Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária. [Bioethics and promotion of teacher health in higher education: an interface required]. Saber & Educar, 0(23), 168-179. doi:10.17346/se.vol23.291 1647-2144 10.17346/se.vol23.291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130313728720897 |