O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/547 |
Resumo: | À luz de alguns dos contributos da abordagem sociológica e organizacional que realça a vertente institucionalizada das organizações, pretende-se analisar o novo modelo de direcção e gestão das escolas, promulgado pelo Dec. Lei nº 172/91, procurando incidir a atenção especialmente em conceitos como cidadania organizacional, controlo à distância e poder institucionalizador do Estado. |
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O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativaÀ luz de alguns dos contributos da abordagem sociológica e organizacional que realça a vertente institucionalizada das organizações, pretende-se analisar o novo modelo de direcção e gestão das escolas, promulgado pelo Dec. Lei nº 172/91, procurando incidir a atenção especialmente em conceitos como cidadania organizacional, controlo à distância e poder institucionalizador do Estado.The new model for the direction and management of schools (act nº 172/91) is analysed, especially the concepts of organizational citizenship, distant control and the State institutionalizing power. The study is done within the framework of some contributions of a sociological and organizational perspective which highlights the institutionalized dimension of organizations.Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)Universidade do MinhoEstêvão, Carlos V.19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/547porESTÊVÃO, Carlos V. - O novo modelo de direcção e gestão das escolas portuguesas : a mitologia racionalizadora de uma forma organizacional alternativa. “Revista Portuguesa de Educação”. Braga : Instituto de Educação e Psicologia. ISSN 0871-9187. Vol. 8, n.º 1 (1995), p. 87-98.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:10.006484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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