Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13933 |
Resumo: | Introdução: A Educação pelos Pares é uma estratégia de duplo empowerment que, utilizada na educação para a saúde, pode beneficiar tanto o educador como o educando. Objetivo: Explorou-se a relação entre a atribuição de importância aos valores de vida e as características sociodemográficas, os estilos de vida, o sentido de coerência interna e a auto estima. Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo e recolha de dados por questionário de autopreenchimento a uma amostra de 396 participantes. 48.0% da amostra Já realizou voluntariado consideraram importante ter simpatia, ser comunicativo, ter responsabilidade e vontade facilitava as intervenções; as dificuldades eram falta de tempo, a insegurança e timidez. Os Valores de Vida mais pontuados foram a Responsabilidade e Preocupação com os outros. Para a autoestima e o sentido de coerência revelaram resultados com níveis elevados sem diferença estatisticamente significativa. Nos estilos de vida, o padrão de consumo de bebidas alcoólicas em contextos recreativos e comportamentos de adesão a proteção sexual, verificou-se forte associação com os valores de vida Saúde e atividade física e Humildade. Estes resultados evidenciam que quanto mais comportamentos de risco menor é a preocupação com a saúde; e que quanto maior o sentido de responsabilidade e de preocupação com os outros e com a família, menores são os comportamentos de risco. Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para incluir na formação de educadores de pares reflexões sobre valores de vida como uma estratégia para uma maior auto-suficiência, resiliência e responsabilidade pessoal e social e ainda para que se sintam mais confiantes em intervenções no terreno. |
id |
RCAP_3e398f1c868c7ddafc6ed7421b16fe2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13933 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos paresValores de la vida en estudiantes de educación superior involucradas en la educación entre paresValores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos paresLife and Healthcare SciencesIntrodução: A Educação pelos Pares é uma estratégia de duplo empowerment que, utilizada na educação para a saúde, pode beneficiar tanto o educador como o educando. Objetivo: Explorou-se a relação entre a atribuição de importância aos valores de vida e as características sociodemográficas, os estilos de vida, o sentido de coerência interna e a auto estima. Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo e recolha de dados por questionário de autopreenchimento a uma amostra de 396 participantes. 48.0% da amostra Já realizou voluntariado consideraram importante ter simpatia, ser comunicativo, ter responsabilidade e vontade facilitava as intervenções; as dificuldades eram falta de tempo, a insegurança e timidez. Os Valores de Vida mais pontuados foram a Responsabilidade e Preocupação com os outros. Para a autoestima e o sentido de coerência revelaram resultados com níveis elevados sem diferença estatisticamente significativa. Nos estilos de vida, o padrão de consumo de bebidas alcoólicas em contextos recreativos e comportamentos de adesão a proteção sexual, verificou-se forte associação com os valores de vida Saúde e atividade física e Humildade. Estes resultados evidenciam que quanto mais comportamentos de risco menor é a preocupação com a saúde; e que quanto maior o sentido de responsabilidade e de preocupação com os outros e com a família, menores são os comportamentos de risco. Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para incluir na formação de educadores de pares reflexões sobre valores de vida como uma estratégia para uma maior auto-suficiência, resiliência e responsabilidade pessoal e social e ainda para que se sintam mais confiantes em intervenções no terreno.Introduction: Peer Education is a double empowerment strategy that is used in health education, can benefit both the teacher and the student. Objective: It explored the relationship between the allocation of importance to the values of life and socio-demographic characteristics, lifestyles, sense of internal coherence and self esteem. Methods: qualitative and quantitative study and data collection by self-report questionnaire to a sample of 396 participants. 48.0% of the sample have made volunteering considered important to have sympathy, be communicative, have responsibility and will facilitated interventions; the difficulties were lack of time, insecurity and shyness. The scorers life values were the responsibility and concern to others. For the self-esteem and sense of coherence revealed results with high levels with no statistically significant difference. Lifestyles, alcohol consumption pattern in the recreational settings and adherence behaviors sexual protection, there was a strong association with the values of life and physical health and Humility activity. These results show that the more behaviors of lower risk is the health concern; and that the greater the sense of responsibility and concern for others and family, the lower the risk behaviors. Conclusions: The results of this research point to include the training of peer educators reflections on life values as a strategy for greater selfreliance, resilience and personal and social responsibility and also to make them feel more confident in interventions on the ground.Introducción: La educación entre pares es una estrategia de potenciación doble que se utiliza en educación para la salud, puede beneficiar tanto al maestro como al alumno. Objetivo: Se exploró la relación entre la asignación de importancia a los valores de la vida y las características sociodemográficas, estilos de vida, sentido de la coherencia interna y la autoestima. Métodos: estudio cualitativo y cuantitativo y recopilación de datos mediante un cuestionario de autoinforme a una muestra de 396 participantes. 48,0% de la muestra han hecho voluntario considera importante contar con la simpatía, ser comunicativo, responsable y será facilitado intervenciones; las dificultades son la falta de tiempo, la inseguridad y la timidez. Los valores de la vida puntuado fueron responsabilidad y preocupación a los demás. Para la autoestima y el sentido de la coherencia revelado resultados con altos niveles sin diferencias estadísticamente significativas. Estilos de vida, patrón de consumo de alcohol en los lugares de ocio y la adhesión comportamientos de protección sexual, hubo una fuerte asociación con los valores de la vida y la salud física y la actividad de la Humildad. Estos resultados muestran que los más comportamientos de riesgo más bajo es el problema de salud; y que cuanto mayor sea el sentido de responsabilidad y preocupación por los demás y la familia, más bajos son los comportamientos de riesgo. Conclusiones: Los resultados de esta investigación para incluir la formación de los educadores de pares reflexiones sobre los valores de la vida como una estrategia para una mayor autosuficiencia, la resistencia y la responsabilidad personal y social y también para que se sientan más confianza en las intervenciones sobre el terreno.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13933por1647-662X0873-3015Corte, AgostinhaBrito, Irmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:21.768877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares Valores de la vida en estudiantes de educación superior involucradas en la educación entre pares Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
title |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
spellingShingle |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares Corte, Agostinha Life and Healthcare Sciences |
title_short |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
title_full |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
title_fullStr |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
title_full_unstemmed |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
title_sort |
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares |
author |
Corte, Agostinha |
author_facet |
Corte, Agostinha Brito, Irma |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Irma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte, Agostinha Brito, Irma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Life and Healthcare Sciences |
topic |
Life and Healthcare Sciences |
description |
Introdução: A Educação pelos Pares é uma estratégia de duplo empowerment que, utilizada na educação para a saúde, pode beneficiar tanto o educador como o educando. Objetivo: Explorou-se a relação entre a atribuição de importância aos valores de vida e as características sociodemográficas, os estilos de vida, o sentido de coerência interna e a auto estima. Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo e recolha de dados por questionário de autopreenchimento a uma amostra de 396 participantes. 48.0% da amostra Já realizou voluntariado consideraram importante ter simpatia, ser comunicativo, ter responsabilidade e vontade facilitava as intervenções; as dificuldades eram falta de tempo, a insegurança e timidez. Os Valores de Vida mais pontuados foram a Responsabilidade e Preocupação com os outros. Para a autoestima e o sentido de coerência revelaram resultados com níveis elevados sem diferença estatisticamente significativa. Nos estilos de vida, o padrão de consumo de bebidas alcoólicas em contextos recreativos e comportamentos de adesão a proteção sexual, verificou-se forte associação com os valores de vida Saúde e atividade física e Humildade. Estes resultados evidenciam que quanto mais comportamentos de risco menor é a preocupação com a saúde; e que quanto maior o sentido de responsabilidade e de preocupação com os outros e com a família, menores são os comportamentos de risco. Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para incluir na formação de educadores de pares reflexões sobre valores de vida como uma estratégia para uma maior auto-suficiência, resiliência e responsabilidade pessoal e social e ainda para que se sintam mais confiantes em intervenções no terreno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13933 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130162156011520 |