Eficiência energética e ambiental em edifícios escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29450 |
Resumo: | Os edifícios representam 40 % do consumo total de energia e 35 % do total de CO2 emitido na UE. Existe, assim, um enorme potencial de poupança de energia neste sector, representando uma componente essencial dos esforços de proteção ambiental. Estratégias de economia de energia corretamente planeadas pressupõem o conhecimento das caraterísticas específicas do atual parque imobiliário nacional. Logo o incentivo para a implementação de uma recolha sistemática de dados, a classificação e a análise do consumo de energia e água nos edifícios é essencial para a implementação de estratégias de gestão de energia. A pertinência do trabalho desenvolvido visa, revisitar o estado da arte quanto a consumos energéticos e emissões de CO2 criadas em edifícios escolares e a comparação com um estudo de um caso real. Foram analisados os consumos energéticos e de água, de duas escolas do 1.º Ciclo, com diferentes tipologias de edifícios, um edifício escolar novo e um outro de tipologia centenária, do parque escolar do concelho de Ílhavo. Foi ainda feita uma leitura da perceção de satisfação e conforto dos utilizadores, relativamente ao seu edifício escolar, através da realização de um inquérito. A avaliação e sugestão de oportunidades de melhoria na eficiência energética no parque escolar, sob a alçada dos municípios é o objetivo deste trabalho de investigação. A pertinência prende-se com o facto de os custos energéticos serem parte importante da fatura de custos dos municípios, por um lado, e da fatura ambiental de todos nós, por outro. A eficiência energética passa pela redução de consumos e/ ou custos mas é fundamental garantir que as condições para o uso de energia se mantenham. É a utilização do uso de indicadores de intensidade energética que garante a aplicabilidade do termo eficiência, prova da necessidade do sistema de monitorização de consumos. |
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Eficiência energética e ambiental em edifícios escolaresEficiência EnergéticaConsumos de energia/ águaComportamentosEdifícios escolaresEducação para um desenvolvimento sustentávelConforto de edifíciosMonitorizaçãoOs edifícios representam 40 % do consumo total de energia e 35 % do total de CO2 emitido na UE. Existe, assim, um enorme potencial de poupança de energia neste sector, representando uma componente essencial dos esforços de proteção ambiental. Estratégias de economia de energia corretamente planeadas pressupõem o conhecimento das caraterísticas específicas do atual parque imobiliário nacional. Logo o incentivo para a implementação de uma recolha sistemática de dados, a classificação e a análise do consumo de energia e água nos edifícios é essencial para a implementação de estratégias de gestão de energia. A pertinência do trabalho desenvolvido visa, revisitar o estado da arte quanto a consumos energéticos e emissões de CO2 criadas em edifícios escolares e a comparação com um estudo de um caso real. Foram analisados os consumos energéticos e de água, de duas escolas do 1.º Ciclo, com diferentes tipologias de edifícios, um edifício escolar novo e um outro de tipologia centenária, do parque escolar do concelho de Ílhavo. Foi ainda feita uma leitura da perceção de satisfação e conforto dos utilizadores, relativamente ao seu edifício escolar, através da realização de um inquérito. A avaliação e sugestão de oportunidades de melhoria na eficiência energética no parque escolar, sob a alçada dos municípios é o objetivo deste trabalho de investigação. A pertinência prende-se com o facto de os custos energéticos serem parte importante da fatura de custos dos municípios, por um lado, e da fatura ambiental de todos nós, por outro. A eficiência energética passa pela redução de consumos e/ ou custos mas é fundamental garantir que as condições para o uso de energia se mantenham. É a utilização do uso de indicadores de intensidade energética que garante a aplicabilidade do termo eficiência, prova da necessidade do sistema de monitorização de consumos.Buildings account for 40% of total energy consumption and 35% of total CO2 emissions in the EU. There is thus a huge potential for energy saving in this sector, representing an essential component of environmental protection efforts. Properly planned energy saving strategies presuppose knowledge of the specific characteristics of the current national real estate park. Therefore the incentive for the implementation of systematic data collection, classification and analysis of energy and water consumption in buildings is essential for the implementation of energy management strategies. The relevance of the work developed aims to revisit the state of the art regarding energy consumption and CO2 emissions created in school buildings and the comparison with a real case study. The energy and water consumptions of two primary schools, with different types of buildings, a new school building and a centenary one, from Ílhavo school park were analyzed. It was also made a reading of the users' perception of satisfaction and comfort, regarding their school building, through a survey. The evaluation and suggestion of opportunities for improvement in energy efficiency in the school park, under the purview of the municipalities is the objective of this research work. The relevance is that energy costs are an important part of the municipalities' cost bill, on the one hand, and our environmental bill, on the other. Energy efficiency means reducing consumption and / or costs, but it is essential to ensure that the conditions for energy use are maintained. It is the use of energy intensity indicators that ensures the applicability of the term efficiency, proof of the need for the consumption monitoring system.2020-10-14T15:27:20Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29450porBeirão, Paula Alexandra Penainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:58Zoai:ria.ua.pt:10773/29450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:47.399190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os edifícios representam 40 % do consumo total de energia e 35 % do total de CO2 emitido na UE. Existe, assim, um enorme potencial de poupança de energia neste sector, representando uma componente essencial dos esforços de proteção ambiental. Estratégias de economia de energia corretamente planeadas pressupõem o conhecimento das caraterísticas específicas do atual parque imobiliário nacional. Logo o incentivo para a implementação de uma recolha sistemática de dados, a classificação e a análise do consumo de energia e água nos edifícios é essencial para a implementação de estratégias de gestão de energia. A pertinência do trabalho desenvolvido visa, revisitar o estado da arte quanto a consumos energéticos e emissões de CO2 criadas em edifícios escolares e a comparação com um estudo de um caso real. Foram analisados os consumos energéticos e de água, de duas escolas do 1.º Ciclo, com diferentes tipologias de edifícios, um edifício escolar novo e um outro de tipologia centenária, do parque escolar do concelho de Ílhavo. Foi ainda feita uma leitura da perceção de satisfação e conforto dos utilizadores, relativamente ao seu edifício escolar, através da realização de um inquérito. A avaliação e sugestão de oportunidades de melhoria na eficiência energética no parque escolar, sob a alçada dos municípios é o objetivo deste trabalho de investigação. A pertinência prende-se com o facto de os custos energéticos serem parte importante da fatura de custos dos municípios, por um lado, e da fatura ambiental de todos nós, por outro. A eficiência energética passa pela redução de consumos e/ ou custos mas é fundamental garantir que as condições para o uso de energia se mantenham. É a utilização do uso de indicadores de intensidade energética que garante a aplicabilidade do termo eficiência, prova da necessidade do sistema de monitorização de consumos. |
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