Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1735 |
Resumo: | O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres. |
id |
RCAP_3e4bf7c6b746aee9dc66bbdf19385b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedoraEDUCAÇÃOESCOLASERGONOMIAPRÁTICAS EDUCATIVASEDUCATIONSCHOOLSERGONOMICSEDUCATIONAL PRACTICESO artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.The article calls for a therapeutic attitude with respect to children with behavioral deviance, to be expressed by welcoming, in all areas of the community—namely, inside the school, an institution with an educational mission. One must recall that deviance can be the expression of an earlier disequilibrium of a socio-affective nature that can only be balanced by a positive experience of security and trust, involving shared rights and responsibilities.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-07T16:05:26Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1735por1646-401XSousa, Óscar Conceição deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:26.651716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
title |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
spellingShingle |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora Sousa, Óscar Conceição de EDUCAÇÃO ESCOLAS ERGONOMIA PRÁTICAS EDUCATIVAS EDUCATION SCHOOLS ERGONOMICS EDUCATIONAL PRACTICES |
title_short |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
title_full |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
title_fullStr |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
title_full_unstemmed |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
title_sort |
Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora |
author |
Sousa, Óscar Conceição de |
author_facet |
Sousa, Óscar Conceição de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Óscar Conceição de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESCOLAS ERGONOMIA PRÁTICAS EDUCATIVAS EDUCATION SCHOOLS ERGONOMICS EDUCATIONAL PRACTICES |
topic |
EDUCAÇÃO ESCOLAS ERGONOMIA PRÁTICAS EDUCATIVAS EDUCATION SCHOOLS ERGONOMICS EDUCATIONAL PRACTICES |
description |
O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2012-03-07T16:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1735 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136309734801408 |