Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Óscar Conceição de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1735
Resumo: O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.
id RCAP_3e4bf7c6b746aee9dc66bbdf19385b13
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedoraEDUCAÇÃOESCOLASERGONOMIAPRÁTICAS EDUCATIVASEDUCATIONSCHOOLSERGONOMICSEDUCATIONAL PRACTICESO artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.The article calls for a therapeutic attitude with respect to children with behavioral deviance, to be expressed by welcoming, in all areas of the community—namely, inside the school, an institution with an educational mission. One must recall that deviance can be the expression of an earlier disequilibrium of a socio-affective nature that can only be balanced by a positive experience of security and trust, involving shared rights and responsibilities.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-07T16:05:26Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1735por1646-401XSousa, Óscar Conceição deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:26.651716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
title Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
spellingShingle Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
Sousa, Óscar Conceição de
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
ERGONOMIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
SCHOOLS
ERGONOMICS
EDUCATIONAL PRACTICES
title_short Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
title_full Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
title_fullStr Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
title_full_unstemmed Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
title_sort Do colo à construção da cidadania :por uma escola acolhedora
author Sousa, Óscar Conceição de
author_facet Sousa, Óscar Conceição de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Óscar Conceição de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ESCOLAS
ERGONOMIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
SCHOOLS
ERGONOMICS
EDUCATIONAL PRACTICES
topic EDUCAÇÃO
ESCOLAS
ERGONOMIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS
EDUCATION
SCHOOLS
ERGONOMICS
EDUCATIONAL PRACTICES
description O artigo apela para uma atitude terapêutica expressa pelo acolhimento, em todos os espaços da comunidade, nomeadamente, no interior da escola, instituição com missão educativa, face a crianças com comportamentos desviantes. Lembra que o desvio pode ser, eventualmente, manifestação de um desequilíbrio arcaico, de natureza afectivo-social que só pode ser re-estabelecido através de uma experiência positiva de segurança, de confiança, de partilha de direitos e deveres.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2012-03-07T16:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1735
url http://hdl.handle.net/10437/1735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309734801408